Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Conheça o novo Acervo Digital do Memorial

Foto em preto e branco de homens saindo para rua por uma larga porta de 4 divisões, onde apenas uma está aberta. Na lateral direita da porta, em uma parede de tijolos a vista, vemos uma placa de metal que lê-se “Quinta Divisão Policial DOPS”.
Liberação de estudantes presos no Deops/SP, 1968. Acervo Iconographia.


Destinado a estudantes, pesquisadores, professores, educadores e o público em geral, o novo repositório digital do Memorial da Resistência acaba de ser lançado. Com formato online, a plataforma reúne um acervo único no país, dedicado a preservar as referências das memórias da resistência e da repressão políticas do período republicano brasileiro.

A organização e difusão dos conteúdos é feita pelo software brasileiro Tainacan, específico para o gerenciamento de repositórios de acervos digitais e já utilizado por muitas instituições do país.

Na pesquisa, que pode ser feita por meio de palavras-chave ou coleções de interesse, o visitante tem acesso a fontes materiais, documentais e bibliográficas sobre organizações sociais, pessoas, lugares e eventos vinculados aos períodos autoritários do Brasil republicano. 

Entre as informações disponíveis estão pesquisas realizadas por duas linhas de ação que compõem o acervo institucional do Memorial da Resistência: o Programa Coleta Regular de Testemunhos, composto por centenas de entrevistas audiovisuais com atores sociais do período da ditadura civil-militar, como ex-presos e perseguidos políticos, e o Programa Lugares da Memória que identifica e inventaria lugares da memória no estado de São Paulo.

Alguns dos marcos da cidade de São Paulo mapeados pelo Programa foram apresentados em uma campanha de vídeos promovidos pelo Memorial da Resistência:

Para ter acesso e conhecer mais sobre essas muitas histórias e memórias, visite o Repositório Digital do Memorial da Resistência.

Governo do Estado de SP