Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Institucional

O Memorial da Resistência tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da ditadura civil-militar.

Realizamos este trabalho por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas. Nosso trabalho é norteado pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos.

Entre 1940 e 1983, aqui funcionava o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país. Por isso, nossa sede tem enorme valor histórico e simbólico.

Somos geridos pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC) e atuamos como membro da Coalizão Internacional de Lugares de Consciência. Nosso Conselho de Orientação Cultural é composto por: Antonio Magnoler Visconti, Carla Gilbertoni Carneiro, Lauro Ávila Pereira, Marlon Albert Weichert, Maurice Politi, Paulo de Tarso Vannuchi e Renan Honório Quinalha.

Conheça os detalhes da missão, visão, valores e objetivos institucionais no nosso Plano Museológico.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!