Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Redes de Memória

Foto colorida de área externa de um museu com algumas pessoas vendo painéis. Eles são marrons com textos escritos em branco. Cada painel tem o nome de um país da América Latina. Na imagem podemos ler, da direita para esquerda, "Republica Dominicana", "México", "Guatemala", "El Salvador, "Uruguay", "Peru", "Paraguay", "Chile", "Argentina" e "Brasil". Ao fundo vemos bandeiras vermelhas e uma escadaria.
Exposição a céu aberto no pátio do Museu da Memória e de Direitos Humanos do Chile (2013)

O Memorial da Resistência é membro da Coalizão Internacional de Lugares de Consciência, compondo a Rede Latinoamericana e Caribenha de Lugares de Memória (RESLAC).

A Coalizão é uma rede mundial que se dedica à valorização e à manutenção de mais de 200 lugares simbólicos para as lutas passadas e contemporâneas por direitos, democracia e justiça.

Os membros da RESLAC e da Coalizão Internacional são museus, memoriais, locais históricos, parques públicos, iniciativas e organizações de memória que:

  • Interpretam a história por meio dos lugares.
  • Promovem a cidadania e a participação social por meio de atividades que reflitam sobre as questões sociais locais ou relacionadas ao espaço.
  • Promovem a justiça e a cultura universal dos direitos humanos.

Acompanhe as notícias de ambas as redes no site do Memorial.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!