Personalização

Acessibilidade

Curso em parceria com o Instituto Bixiga

Fruto da parceria entre o Memorial da Resistência e o Instituto Bixiga – Pesquisa, Formação e Cultura Popular, o curso é realizado desde 2018 em formato de aulas abertas para o público interessado. A cada encontro, professores convidados buscam possibilitar aos participantes uma compreensão crítica, geral e articulada de eventos e questões relacionados à ditadura militar no Brasil (1964-1985), recente período de nossa história.

As edições do curso abordam diferentes recortes temáticos e valem do uso de linguagens como música, cinema, literatura, teatro, bem como os mais variados documentos, como fontes de pesquisa e de reflexão. Voltadas a pesquisadores, estudantes e ao público em geral, os cursos pretendem propiciar aos participantes conhecimentos para produção de materiais que poderão ser utilizados em suas pesquisas ou como recursos didáticos.

As edições passadas incluem:

2018
A Anatomia do Golpe. Lutas e Resistências dos Trabalhadores frente à plataforma social econômica e cultural imposta pela ditadura militar no Brasil (1964-1985);
Infância e Juventude na Ditadura Militar Brasileira (1964-1985): Abandono, Criminalização e Trabalho;

2019
A Classe Trabalhadora em Movimento: “Reformas” da Ditadura no Brasil (1964-1985);

2020
Ditaduras e Território: Luz um Polo da Repressão e Resistência;
Infância e Juventude na Ditadura Militar no Brasil (1964-1985): Território, Criminalização e Trabalho;

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br.

Instituições parceiras

Instituto Bixiga – Pesquisa, Formação e Cultura Popular

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!