Personalização

Acessibilidade

Meta-Arquivo reflete sobre histórias e arquivos da ditadura no Brasil

Acervo do Memorial da Resistência é fonte de consulta para as obras apresentadas

Foto de parede branca com 5 fotos em preto e branco de homens fardados com um círculo vermelho que tampa seus rostos. Há também uma tv no canto inferior que aparece a mensagem “Memória é o motor do futuro”.
Obra “Arma da Crítica/ Orientação para a Prática” (2019), do artista Traplev, na exposição “Meta-arquivo: 1964-1985”. Foto: Julio Kohl / Sesc São Paulo

Realizada em parceria com o Memorial da Resistência, a exposição Meta-Arquivo: 1964-1985. Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura abordou, por meio de nove obras inéditas de artistas brasileiros, a importância da preservação dos acervos de documentos relacionados à história do país.

Expostos no espaço expositivo do Sesc Belenzinho entre agosto e novembro de 2019, os trabalhos de Ana Vaz, Grupo Contrafilé, O Grupo Inteiro, Giselle  Beiguelman, Ícaro Lira, Mabe Bethônico, Paulo Nazareth, Rafael Pagatini e Traplev centraram-se nos anos de 1964 e 1985 para contar as histórias da ditadura civil-militar brasileira.

Comprometidos com uma rede de arquivos e centros de memória, as obras tiverem entre as fontes consultadas o acervo do Memorial da Resistência, incluindo seu Programa Coleta Regular de Testemunhos, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Arquivo Nacional e o Instituto Vladimir Herzog e outros tantos centros de memória, arquivos, institutos e fundações.

Com curadoria e pesquisa de Ana Pato, a exposição propôs despertar a reflexão acerca da documentação pública arquivada pelo Estado Brasileiro e imaginar coletivamente os processos de construção da história brasileira.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!