Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

A Luta pela Anistia: 1964 – ?

Em comemoração aos trinta anos da promulgação da Lei de Anistia, o Memorial da Resistência realizou em parceria com o Arquivo Público do Estado a exposição A Luta pela Anistia: 1964 – ?.

Com curadoria de Alípio Freire, jornalista e ex-preso político, a mostra apresentou centenas de documentos, cartazes, fotografias e jornais digitalizados desde o Golpe de 1964 até os problemas referentes à transição democrática.

Os materiais haviam sido produzidos por movimentos sociais, sindicatos, instituições laicas ou religiosas, estruturas que atuavam na clandestinidade e outras entidades.

A exposição trazia ainda documentos dos órgãos de repressão política do período, que expõem a rede de perseguição aos militantes e cidadãos e cidadãs “suspeitos” para o regime.

O projeto da Lei da Anistia foi elaborado entre 1978 e 1979 pelos(as) integrantes dos Comitês Brasileiros pela Anistia (CBAs), que lutavam pela redemocratização do país.

Materiais da exposição

Ficha Técnica

Curadoria
Alípio Freire

Colaborador
Eduardo Chammas

Expografia
Hiromo Kinoshita
Flávio Pires
Mário Bibiano

Comunicação Visual
Zoldesign
Renato Salgado
Marina Carvalho
Nívea Justino

Fontes
Agência Estado:
AEL/UNICAMP – Arquivo Edgar Leuenroth
APESP – Arquivo Público do Estado de São Paulo
CEDEM/UNESP – Centro de Documentação e Memória/Universidade Estadual Paulista
CEDIC/PUC-SP – Centro de Documentação e Informação Científica “Prof. Casemiro dos Reis Filho”/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Companhia da Memória Pesquisa Histórica e Produção Cultural:
CPV – Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro

Realização
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Memorial da Resistência de São Paulo

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!