Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EXPOSIÇÕES

Arpilleras da resistência política chilena

  De 30 de julho de 2011 até 30 de outubro de 2011   Classificação indicativa A exposição Arpilleras da resistência política chilena narra a história da Arpillera a partir de 28 […]

  De 30 de julho de 2011 até 30 de outubro de 2011

  Classificação indicativa

A exposição Arpilleras da resistência política chilena narra a história da Arpillera a partir de 28 trabalhos originais realizados por mulheres, entre 1970 e 1990

Arpillera é uma técnica têxtil antiga e popular criada por bordadeiras de Isla Negra, no litoral do Chile. Feitas com retalhos e sobras de tecidos bordados, as arpilleras eram fonte de sobrevivência e, com o tempo, se tornaram também meio de expressão.

A exposição Arpilleras da resistência política chilena narra a história dessa arte a partir de 28 trabalhos originais realizados por mulheres, entre 1970 e 1990. Nas obras, elas registraram seu cotidiano, os valores de suas comunidades, e os problemas políticos e sociais enfrentados na época como, por exemplo, a ditadura.

Em uma das arpilleras expostas, Corte de água (1980), homens e mulheres seguram baldes, retratando um acontecimento real em que o governou cortou o fornecimento de água potável para impedir que o povo saísse de casa para protestar. Em resposta, as pessoas foram com baldes até os bairros de classe média para pedir água.

As peças apresentadas foram criadas em oficinas e montadas em suporte de aniagem, pano rústico de sacos de farinha ou batatas, geralmente fabricados em cânhamo ou linho grosso.

Com curadoria de Roberta Bacic, a exposição propôs ainda a apresentação da dança Cueca sola e a realização de oficinas de arpilleras.

Materiais da exposição

Ficha Técnica

Curadoria
Roberta Bacic

Coordenação Geral
Kátia Felipini Neves

Assessoria
Clara Kardonsky

Ação Educativa
Caroline Grassi Franco de Menezes

Execução e montagem
Núcleo de expografia e montagem da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Comunicação visual
Zoldesign
Renato Salgado

Vídeo
Como alitas de chincol
Vivienne Barry Artemia Films, Chile, 2002.

Governo do Estado de SP