Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Sábado Resistente discute o direito à cidade

Conversa virtual debateu a crise urbana e a questão da moradia

Juntos para mais uma nova edição do Sábado Resistente, o Memorial da Resistência e o Núcleo Memória voltaram-se para o planejamento urbano, a moradia e o acesso às cidades e territórios. O evento foi transmitido no Facebook do Memorial no dia 18 de setembro.

Sabia que é a Constituição de 1988 que reconhece pela primeira vez as cidades como espaços de poder político do Estado de Direito brasileiro? O gesto atribuiu força normativa vinculante à qualidade de vida urbana, tornando nosso direito à habitar e compartilhar cidades sustentáveis como um direito constitucional. Vale ainda mencionar, como bem definiu o Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas em 1991, que moradia não é só um espaço que habitamos com condições de salubridade e segurança, mas também com instalações sanitárias adequadas, atendimento de serviços públicos e acesso à equipamentos sociais e comunitários básicos.

Para discutir essas questões, marcaram presença João Sette Whitaker, professor da FAU/USP; Tales Fontana Siqueira Cunha, colaborador da Rede BrCidades; e Queops Damasceno, membro da Coordenação Nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB.

Assista ao encontro:

Governo do Estado de SP