O Memorial da Resistência de São Paulo não tem esse nome por acaso. Um dos pilares nos quais nossa instituição museológica se baseia é justamente a memória da resistência brasileira contra a repressão do Estado, desde a proclamação da república até os dias de hoje e, em especial, durante o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).
Muitas das pessoas que lutaram contra aquele regime e, por isso, acabaram presas pelo Deops/SP naquela época ainda estão vivas, lutando e têm muitas histórias para contar.
Pensando em uma aproximação destas pessoas com as novas gerações e com o objetivo de refletirmos sobre as continuidades da História e a importância da Memória, a Ação Educativa desenvolve, desde 2009, a atividade Rodas de Conversa com Ex-Presos Políticos.
Voltada a estudantes, professores e projetos sociais, ela proporciona uma experiência de diálogo entre os visitantes e uma das pessoas que esteve presa nas dependências do Deops/SP por ter resistido à Ditadura Civil-Militar convidada pela equipe do Memorial.
Mediada pelos educadores da Instituição, a atividade se inicia com uma visita à exposição de longa duração, onde se encontram as celas do antigo Deops/SP, sendo logo seguida da roda de conversa com o ex-preso político que compartilha sua experiência pessoal e militância política.
Para saber mais, entre em contato pelo e-mail educativo@memorialdaresistenciasp.org.br.