Importante espaço para o fortalecimento de valores democráticos e o exercício da cidadania, os Sábados Resistentes trazem a cada encontro – sempre aos sábados – diferentes convidados para debater junto ao público as histórias e memórias do período da ditadura civil-militar, relacionando-as com as lutas do tempo presente por direitos humanos, pela memória, pela verdade e pela justiça.
Além de rodas de conversa, a programação abre espaço para lançamentos de livros, projeção de filmes, leituras de peças teatrais e apresentações de grupos musicais, contando com a presença de representantes de movimentos sociais, intelectuais, militantes políticos e profissionais de universidades, entre outros.
Realizado pela primeira vez em maio de 2008 no auditório do Memorial da Resistência, o Sábados Resistentes tornou-se parte determinante na consolidação e delineamento do programa museológico da instituição. Suas atividades foram iniciadas pelo Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e, a partir de 2009, o Núcleo Memória assumiu a gestão compartilhada junto com o Memorial.
A partir de abril de 2022, os encontros aderem ao formato híbrido, sendo possível acompanhá-los presencialmente ou virtualmente através dos canais do Facebook e Youtube do Núcleo Memória e do Memorial da Resistência. Para acompanhar a programação, não deixe de conferir o calendário de eventos pelo site.
Para saber mais, entre em contato pelo e-mail comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br.
Assista às gravações dos encontros:
Instituições parceiras
Núcleo de Preservação da Memória Política