Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Sábados Resistentes

Importante espaço para o fortalecimento de valores democráticos e o exercício da cidadania, os Sábados Resistentes trazem a cada encontro – sempre aos sábados – diferentes convidados para debater junto ao público as histórias e memórias do período da ditadura civil-militar, relacionando-as com as lutas do tempo presente por direitos humanos, pela memória, pela verdade e pela justiça.

Em 2025, a programação dos Sábados Resistentes tem como tema central Brasil que Resiste: Lugares de Memória e Lutas por Justiça, destacando a importância dos lugares de memória como espaços de preservação da história e de mobilização social. 

História

Realizado pela primeira vez em maio de 2008 no auditório do Memorial da Resistência, o Sábados Resistentes tornou-se parte determinante na consolidação e delineamento do programa museológico da instituição. Suas atividades foram iniciadas pelo Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e, a partir de 2009, o Núcleo Memória assumiu a gestão compartilhada junto com o Memorial.

Além de rodas de conversa, a programação abre espaço para lançamentos de livros, projeção de filmes, leituras de peças teatrais e apresentações de grupos musicais, contando com a presença de representantes de movimentos sociais, intelectuais, militantes políticos e profissionais de universidades, entre outros.

Encontros de 2025

22 de março – Ditadura Militar no Brasil: Lugares ainda ausentes 

12 de abril – Espaços de Repressão: DEOPS/SP, Presídio Tiradentes e DOI-Codi 

10 de maio – Mulheres na Luta por Memória e Justiça 

14 de junho – Racismo Estrutural e Memória: da Escravidão às Violações Atuais

2 de agosto – Povos Indígenas e Memória: Resistência e Violações de Direitos  

6 de setembro – Movimentos Populares e o Direito à Cidade   

11 de outubro – Religião e Direitos Humanos: a Resistência das Comunidades de Fé  

8 de novembro – O Teatro como Ferramenta de Resistência e Memória  

Os encontros são transmitidos através do canal do Youtube do Memorial da Resistência, e da página do Facebook e canal do Youtube do Núcleo Memória.

Confira os encontros gravados nos últimos anos:

Instituições parceiras

Núcleo de Preservação da Memória Política

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.