O Memorial da Resistência sugere, desde sua abertura em janeiro de 2009, novas e diferenciadas relações com a sociedade e atribui, também a si próprio, a função de formar o indivíduo para o exercício da cidadania através das mediações entre o acervo exposto e o público.
Para atingirmos esse objetivo, contamos com uma equipe própria de educadores formados e qualificados que disponibilizam visitas educativas mediadas às exposições de longa duração e também às temporárias.
Com duração de 1h a 1h15, a depender da interação da turma, as visitas não possuem um roteiro pré-definido a ser seguido, mas eixos de discussão relevantes às temáticas e contextos que serão trabalhados com cada grupo em específico e são realizadas, mediante agendamento, para estudantes do ensino público e privado, cursos técnicos, projetos sociais, organizações não-governamentais e visitantes em geral de quarta à segunda gratuitamente.
Os educadores também estão à disposição para atender grupos de visitantes espontâneos, no entanto não recomendamos a visita de grupos sem agendamento prévio, já que a equipe pode não está disponível. O número mínimo de participantes é de 10 pessoas e o número máximo de 40.
Em caso de dúvidas, escreva um e-mail para educativo@memorialdaresistenciasp.org.br.