O programa Coleta Regular de Testemunhos produz entrevistas gravadas em vídeo com narrativas e memórias de ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos e militantes de movimentos sociais no contexto da ditadura civil-militar no estado de São Paulo. Veja o conteúdo disponível no repositório digital.
A partir da metodologia da História Oral, o programa realiza entrevistas individuais, gravadas em estúdio, e entrevistas coletivas abertas à participação do público. Com o objetivo ampliar o conhecimento sobre a história do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP), o acervo de registros audiovisuais do Memorial da Resistência está em constante expansão.
O programa Coleta Regular de Testemunhos visa a:
- A ampliação do conhecimento público sobre o Deops-SP e a resistência política;
- A produção e difusão de materiais audiovisuais com vistas à democratização do conhecimento;
- A promoção de debates públicos e reflexões temáticas sobre a memória dos períodos ditatoriais e democráticos;
- O oferecimento de subsídios para as exposições temporárias e para a atualização dos conteúdos da exposição de longa duração.
Acesse o acervo do programa (em português)
Colabore conosco
A Coleta Regular de Testemunhos é uma ação permanente voltada à compreensão das experiências de resistência e repressão no estado de São Paulo, no contexto das ditaduras brasileiras. Nesse período você viveu alguma experiência como preso ou perseguido político em São Paulo? É familiar de alguma pessoa que vivenciou experiências de repressão e resistência durante a ditadura? Conte-nos sua história. Escreva para pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br.