Entrevista coletiva com Paulo César Pedrini; Raymond Perillat
Título
Entrevista coletiva com Paulo César Pedrini; Raymond Perillat
Código da entrevista
C155
Entrevistados
Data da entrevista
20/09/2019
Resumo da entrevista
Em entrevista coletiva, Paulo e Raymond contaram sobre suas respectivas atuações de militância durante e após o fim da Ditadura Civil-Militar junto aos movimentos sociais e populares. Ambos, engajados com a resistência promovida pela Igreja Católica progressista, fizeram em suas falas uma análise sobre a conjuntura política e social da época. Narraram, com especial foco, o contexto de formação da Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo (PO-SP), apontando os eixos de atuação desta importante instituição, à qual permanecem vinculados até hoje em luta permanente pela ampliação e manutenção dos direitos dos(as) trabalhadores (as). Por haverem tido uma relação pessoal e religiosa bastante próxima com o arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns, também puderam relembrar alguns episódios marcantes em sua trajetória de apoio à resistência, apontando o papel dos bispos e padres auxiliares membros da Arquidiocese de São Paulo neste contexto.
Lugares da memória mencionados
Eventos históricos mencionados
Concílio Vaticano II | Assassinato de Luiz Hirata por agentes da repressão | Venda por Dom Paulo Evaristo Arns do Palácio Episcopal | Implantação da Operação Periferia | Greve de 78 dos trabalhadores do ABC paulista | Greve de 79 dos trabalhadores do ABC paulista | Greve de 80 dos trabalhadores do ABC paulista | Queda do Muro de Berlim
Entrevistadores
Luiza Giandalia
Duração (minutos)
68
Operador de câmera
Jamerson Lima
Local da entrevista
Memorial da Resistência de São Paulo, São Paulo/SP
Como citar
PEDRINI, Paulo; PERILLAT, Raymond. Entrevista sobre militância, resistência e repressão durante a ditadura civil-militar. Memorial da Resistência de São Paulo, entrevista concedida a Luiza Giandalia em 20/09/2019.