4 de maio de 2024
11 horas
Atividade gratuita
Espaço expositivo (Térreo)
A Roda de Conversa com a educadora Marilena Nakano e a artista Divina Valéria abordará suas experiências de vida em exílio a partir do contexto ditatorial. Nesse encontro as participantes conversam sobre os motivos que as levaram a deixar o país e quais as possibilidades e dificuldades de viver no exterior, abordando ainda aspectos da migração e suas continuidades no presente.
Marilena Nakano foi ativista do movimento estudantil na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Santo André e militante do grupo Ação Popular. Em 1968 foi presa em flagrante distribuindo panfletos e, condenada pela Justiça Militar, cumpriu seis meses no Presídio Tiradentes. Por suas atividades políticas foi demitida e proibida de lecionar na rede estadual. Já no contexto da democracia brasileira reviveu a necessidade de deixar seu país, junto de sua família, por rações de segurança.
Divina Valéria é um importante nome da noite brasileira. Iniciou sua carreira cantando em boates do Rio de Janeiro e pouco tempo depois foi convidada para atuar no espetáculo de grande sucesso, Les Girls. Partindo para a França, trabalhou no Carrossel de Paris. Como na época da ditadura não era permitido estar vestida de mulher na rua, foi apenas na Europa que pode assumir sua transexualidade.
A atividade é gratuita, não é necessário inscrição.