19 de outubro
14 horas
Atividade gratuita
Auditório (5º andar)
No próximo encontro do Sábado Resistente, será debatida a perpetuação da violência de Estado, que marcou o período da ditadura, através da estrutura e atuação das forças policiais.
Em 2024, ano que marca as seis décadas do golpe civil-militar de 1964, a programação dos Sábados Resistentes tem como tema “A longa duração do Golpe de 1964”, discutindo o impacto desse regime autoritário na contemporaneidade, nos mais diferentes setores, dentre eles na educação, economia, política, cultura, direitos humanos e sociedade civil.
Os Sábados Resistentes são realizados em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política em formato híbrido, e podem ser assistidos virtualmente através do nosso canal do Youtube.
A atividade é gratuita e não precisa de inscrição.
Convidados
Benedito Mariano – Possui graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi diretor secretário do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da- Arquidiocese de São Paulo e primeiro Ouvidor das policias do Estado de São Paulo (1995- 2000). Membro do Conselho Nacional de Segurança Pública entre os anos de 2010-2012, foi secretário de Segurança Urbana na capital nas gestões Marta Suplicy e Fernando Haddad, e nas cidades de São Bernardo , Osasco e Diadema.
Solange Oliveira Antonio – Mãe de Victor Antonio Brabo e fundadora em 2016 do Movimento Social Mães em Luta da Zona Leste de SP. O Movimento é constituído por mães que buscam justiça por seus filhos assassinados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, reivindicando a memória destes jovens como tentativa de dar nome e rosto às estatísticas.