EXPOSIÇÕES
A Luta pela Anistia: 1964 – ?
De 08 de agosto de 2009 até 16 de outubro de 2009 Classificação indicativa Em comemoração aos trinta anos da promulgação da Lei de Anistia, o Memorial da Resistência realizou […]
De 08 de agosto de 2009 até 16 de outubro de 2009
Classificação indicativa
Em comemoração aos trinta anos da promulgação da Lei de Anistia, o Memorial da Resistência realizou em parceria com o Arquivo Público do Estado a exposição A Luta pela Anistia: 1964 – ?.
Com curadoria de Alípio Freire, jornalista e ex-preso político, a mostra apresentou centenas de documentos, cartazes, fotografias e jornais digitalizados desde o Golpe de 1964 até os problemas referentes à transição democrática.
Os materiais haviam sido produzidos por movimentos sociais, sindicatos, instituições laicas ou religiosas, estruturas que atuavam na clandestinidade e outras entidades.
A exposição trazia ainda documentos dos órgãos de repressão política do período, que expõem a rede de perseguição aos militantes e cidadãos e cidadãs “suspeitos” para o regime.
O projeto da Lei da Anistia foi elaborado entre 1978 e 1979 pelos(as) integrantes dos Comitês Brasileiros pela Anistia (CBAs), que lutavam pela redemocratização do país.
Materiais da exposição
Ficha Técnica
Curadoria
Alípio Freire
Colaborador
Eduardo Chammas
Expografia
Hiromo Kinoshita
Flávio Pires
Mário Bibiano
Comunicação Visual
Zoldesign
Renato Salgado
Marina Carvalho
Nívea Justino
Fontes
Agência Estado:
AEL/UNICAMP – Arquivo Edgar Leuenroth
APESP – Arquivo Público do Estado de São Paulo
CEDEM/UNESP – Centro de Documentação e Memória/Universidade Estadual Paulista
CEDIC/PUC-SP – Centro de Documentação e Informação Científica “Prof. Casemiro dos Reis Filho”/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Companhia da Memória Pesquisa Histórica e Produção Cultural:
CPV – Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro
Realização
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Memorial da Resistência de São Paulo