EXPOSIÇÕES
Elifas Andreato: As cores da resistência
De 22 de maio de 2010 até 10 de outubro de 2010 Classificação indicativa A exposição Elifas Andreato: As cores da Resistência apresentou aspectos da vida e obra de Elifas […]
De 22 de maio de 2010 até 10 de outubro de 2010
Classificação indicativa
A exposição Elifas Andreato: As cores da Resistência apresentou aspectos da vida e obra de Elifas Andreato (1946, Rolândia, PR), um dos principais artistas gráficos do país.
Foram expostos mais de 100 trabalhos do artista entre cartazes para peças de teatro, capas de livros, discos, revistas e de jornais da imprensa alternativa. Tudo com recorte na resistência à ditadura militar.
Além de artista gráfico, ilustrador e diretor de arte, Andreato trabalhou como escultor; cenógrafo, roteirista e diretor de shows de MPB e programas de TV; cenógrafo teatral; jornalista e editor.
Crítico da ditadura, o artista participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira. Colaborou com os semanários Opinião, O Movimento e a revista Argumento.
Foi programador visual de peças teatrais como Ricardo III (Shakespeare), Mortos Sem Sepultura (Jean-Paul Sartre), Murro em Ponta de Faca (Augusto Boal). Criou capas de discos para Chico Buarque (Ópera do Malandro, Almanaque e Vida), Vinicius de Moraes e Toquinho (Arca de Noé 1 e 2, Um Pouco de Ilusão) e João Bosco (Essa é Sua Vida e Bandalhismo).
“Minha arte se liga à história de minha vida, das vidas assemelhadas à minha, e serve para contar o que eu e pessoas semelhantes a mim entendemos seja o mundo, a justiça e a liberdade”, diz Andreato.
Materiais da exposição
Ficha Técnica
Curadoria
José Carlos Bruno
Museologia
Kátia Felipini Neves
Ação Educativa
Caroline Grassi Franco de Menezes
Marina de Araújo
Renan Beltrame
Expografia
José Carlos Bruno
Execução e montagem
Equipe técnica da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Comunicação Visual
Zoldesign
Renato Salgado
Juliana Azem Ribeiro de Almeida Fontes
Fontes/Agradecimentos
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Andreato Comunicação & Cultura
Instituto Vladimir Herzog
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo