Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

  De 7 de setembro de 2024 a 27 de julho de 2025

  Classificação indicativa: 12 anos

A partir do dia 7 de setembro de 2024, o Memorial da Resistência, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta a exposição Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, com curadoria do pesquisador e professor Diego Matos. A mostra é dedicada à memória do projeto homônimo, responsável pela mais ampla pesquisa já realizada pela sociedade civil sobre a tortura no Brasil durante a Ditadura Civil-Militar (1964–1985). 

A mostra resgata a memória do projeto Brasil: Nunca Mais, empreendida entre 1979 e 1985. A iniciativa foi responsável por sistematizar e produzir cópias, clandestinamente, de mais de 1 milhão de páginas contidas em 707 processos do Superior Tribunal Militar (STM), revelando a extensão da repressão política do Brasil no período.   

Brasil: Nunca Mais

A história do projeto e seus desdobramentos é apresentada junto a testemunhos em vídeo de advogados, jornalistas e defensores de direitos humanos, que, por anos, tiveram seus nomes mantidos no anonimato: Paulo Vannuchi, Anivaldo Padilha, Ricardo Kotscho, Frei Betto, Carlos Lichtsztejn, Leda Corazza, Petrônio Pereira de Souza e Luiz Eduardo Greenhalgh, através do programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial; e entrevistas com Dom Paulo Evaristo Arns, Marco Aurélio Garcia, Eny Raimundo Moreira e Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, pertencentes ao acervo do Armazém Memória.

O arquivo de 707 processos judiciais expõe os depoimentos de presos políticos sobre as ações de repressão, vigilância, perseguição e tortura do aparato estatal. As cópias desse conteúdo, que por anos foram mantidas em segurança em acervos preservados na Suíça e nos EUA, tiveram repatriamento e retornaram ao Brasil em 2011, onde atualmente encontram-se sob salvaguarda do Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp, em Campinas. 

O projeto teve apoio do Conselho Mundial de Igrejas e da Arquidiocese de São Paulo, com participação de Dom Paulo Evaristo Arns (1921–2016), arcebispo de São Paulo, e do Rev. James Wright (1927-1999), da Missão Presbiteriana do Brasil Central.    

Além dos arquivos do projeto Brasil: Nunca Mais, a exposição apresenta obras da Coleção Alípio Freire, sob salvaguarda do Memorial da Resistência, realizadas por ex-presos políticos como Artur Scavone, Ângela Rocha, Rita Sipahi, Manoel Cyrillo, Sérgio Ferro, Sérgio Sister e o próprio Alípio Freire, durante a permanência em presídios de São Paulo na Ditadura.  

Também compõem a mostra obras de arte de artistas como Carmela Gross, Regina Silveira, Artur Barrio, Antonio Manuel, Rubens Gerchman, Claudio Tozzi e Carlos Zílio, do Acervo da Pinacoteca de São Paulo, e obras externas de Rivane Neuenschwander, Claudio Tozzi, Carlos Zilio. Rafael Pagatini apresentará uma obra comissionada para a exposição, ocupando um mural de 100m² na área externa do museu.  

A exposição também lança luz sobre o tempo presente, oferecendo indícios da importância desse debate hoje na perpetuação das permanentes violências do Estado contra suas minorias e populações vulneráveis. 

Materiais

Ficha Técnica

UMA VERTIGEM VISIONÁRIA — BRASIL: NUNCA MAIS 

Curadoria 

Diego Matos 

Em diálogo com a equipe do Memorial da Resistência 

Carolina Faustini Junqueira 

Vanessa Miyashiro 

Produção de conteúdo 

Laura Rago 

Projeto expográfico 

Christian Salmeron Goma Oficina 

Projeto gráfico 

Vitor Cesar e Karime Zaher — Estúdio Permitido 

Ação Educativa e projeto de acessibilidade 

Equipe do Programa Educativo 

Produção 

Lucas Ribeiro  

Renan Carvalho (assistente) 

Colagem de fotogigantismo 

Júlio Dojcsar 

Cauê Maia 

Digitalização de acervo documental 

Fernando Fortes 

Edição de vídeo 

Jeorge Simas 

Montagem 

Duzzi Cenografia 

Impressão de comunicação visual 

Water Vision  

Audiovisual 

MAXI Áudio Luz Imagem 

Natanael Souza 

Victor Baciliere 

Assessoria de imprensa 

Agência Jacarandá 

Recursos de acessibilidade 

Intra Libras 

Revisão 

Flávio Silva 

Acervos utilizados e organizações parceiras 

Armazém Memória 

Arquivo Edgard Leuenroth – AEL (Unicamp)  

Memorial da Resistência de São Paulo  

Pinacoteca de São Paulo 

Realização 

Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC) 

Agradecimentos 

Anivaldo Padilha, Carlos Lichtsztejn, Carlos Zilio, Cildo Meireles, Claudio Tozzi, Daniela Greeb, Fortes D’Aloia & Gabriel, Frei Betto, Fundação São Paulo, Gabriela Carvalho, Leda Corazza, Luiz Eduardo Greenhalgh, Márcio Seligmann-Silva, Marlon Alberto Weichert, Moacir dos Anjos, Paula Capriglione, Paulo Kuczynski, Paulo Vannuchi, Petrônio Pereira de Souza, Priscila Arantes, Rafael Baumer, Rafael Pagatini, Ricardo Kotscho, Rivane Neuenschwander, Sebastião Neto e Stefania de Paiva Januario. 

Em atenção à Lei nº 9610/1998, todos os esforços foram feitos para localizar os detentores dos direitos das obras aqui expostas. Em caso de possíveis omissões, por favor, entre em contato com faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br. 

Governo do Estado de SP