EXPOSIÇÕES
Canto Geral: a luta pelos Direitos Humanos
9 de dezembro de 2017 – 25 de abril de 2022 Classificação indicativa A exposição Canto Geral: a luta pelos Direitos Humanos traz ao público a transposição em gravuras dos […]
9 de dezembro de 2017 – 25 de abril de 2022
Classificação indicativa
A exposição Canto Geral: a luta pelos Direitos Humanos traz ao público a transposição em gravuras dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos realizada por importantes artistas brasileiros a partir da doação feita pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo à Pinacoteca de São Paulo. Também traz um panorama de importantes tratados de direitos humanos firmados pelo Brasil.
A universalidade dos direitos humanos foi plenamente reconhecida e acolhida a partir de 1948, num mundo habitado por milhões de sobreviventes e testemunhas das brutalidades inomináveis de uma das maiores guerras da História.
Naquele contexto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu como um documento de princípios que nos convida a respeitar uma norma comum a ser alcançada por todos em todos os lugares.
O Memorial da Resistência se une a esse “canto geral”, amplificando as vozes da luta pelos Direitos Humanos. A exposição é uma reflexão sobre a importância de cada um dos artigos da Declaração Universal e um convite à prática de um olhar atento às constantes ameaças de naturalização das diversas formas de violência.
Projeto [a]
Em 2022, como parte da programação de encerramento da exposição, a Canto Geral recebeu como parte recebeu o projeto Ocupações Memorial: [a], do artista Lutz Gallmeister, propondo uma reflexão sobre os aspectos unificadores da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Saiba mais visitando a página do projeto.
Materiais da exposição
Ficha técnica
Curadoria
Memorial da Resistência
Artista convidado
Raphael Escobar
Produção
Marilia Bonas
Flavio Pires
Elisa Ximenes
Julia Cerqueira Gumieri
Luiza Giandalia Ramos
Camila Alvarez Djurovic
Pesquisa
Ivan Axelrud Seixas
Marilia Bonas
Julia Cerqueira Gumieri
Luiza Giandalia Ramos
Camila Alvarez Djurovic
Coordenadora do Programa Educativo
Aureli Alves de Alcântara
Educadores
Ana Carolina Ramella Rey Ammon
Alessandra Santiago da Silva
Daniel Augusto Bertho Gonzales
Larissa Yuri Oyadomari
Marcus Vinícius Freitas Alves
Apoio
Área de Infraestrutura da Pinacoteca de São Paulo
Área de Projetos Culturais da Pinacoteca de São Paulo
Área de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo
Comunicação Visual e Projeto Gráfico
Ludovico Desenho Gráfico
Agradecimentos
Kátia Felipini (Memorial da Resistência)