Personalização

Acessibilidade

Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP

Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP abordou a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil, expondo a repressão do Estado contra os estrangeiros radicados no país.

Em arquivos, registros fotográficos e textos, a exposição apresentou os japoneses prontuariados pela Delegacia de Ordem Política e Social (Deops/SP) nas décadas de 1930-1940.

Desde 1996, os pesquisadores do Proin (Laboratório de Estudos da Memória Política Brasileira) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) vêm inventariando a documentação que compõe o Fundo DEOPS/SP, dedicando-se a reconstruir a história e memória política do Brasil republicano marcado por duas ditaduras: 1937-1945 e 1964-1983.

A partir da coordenação do Prof. Boris Kossoy, a pesquisadora Márcia Yumi Tackeuchi realizou um inventário que analisa a perseguição empreendida pela Polícia Política paulista à comunidade nipônica durante a Segunda Guerra Mundial.

Proposta pelo Proin, a mostra foi realizada como parte do programa da USP para as Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Memorial da Resistência.

Ficha Técnica

Curadoria
Boris Kossoy

Pesquisa
Marcia Yumi Takeuchi

Colaboradores
André Briant
Erick G. Zen
Nádia Saito
Rodrigo Vazquez Esposito
Rogério Dezem.

Fontes
Fundo DEOPS/SP.
Arquivo Público do Estado de São Paulo

Realização
PROIN – Laboratório de Estudos sobre a Memória Política Brasileira, do Departamento de História, FFLCH-USP
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Memorial da Resistência – Pinacoteca do Estado.

Expografia e Comunicação visual
Zol Design

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!