EXPOSIÇÕES
Hiatus: a Memória da Violência Ditatorial na América Latina
21 de outubro de 2017 até 12 de março de 2018 Classificação indicativa A exposição Hiatus: a Memória da Violência Ditatorial na América Latina promoveu o encontro de oito artistas […]
21 de outubro de 2017 até 12 de março de 2018
Classificação indicativa
A exposição Hiatus: a Memória da Violência Ditatorial na América Latina promoveu o encontro de oito artistas dedicados ao tema da memória, com pesquisas que emergem e dialogam com os resultados das Comissões da Verdade e modos de violações semelhantes no mundo contemporâneo.
Sejam instalações, fotografias pessoais com intervenções, estruturas ou vídeos, a produção apresentada em Hiatus apontou para os dias de hoje, numa memória continuamente atualizada pelo esquecimento e pela barbárie.
A palavra Hiato do latim “hiatus” remete à falta, lacuna, interrupção, abismo. Uma exposição voltada para a memória das ditaduras na América Latina enfatiza que essas ditaduras representaram rupturas históricas e constituíram uma “falta”, um vazio dificilmente simbolizável.
“Num momento político em que observamos o apagamento sistemático da memória da ditadura no Brasil e observamos a relativização da gravidade das violações cometidas nesse contexto, a exposição ‘Hiatus’ traz a potência da arte e da memória na luta pela democracia, justiça e verdade, nessa missão fundamental que o Memorial da Resistência tem de lembrar o que aconteceu para que não se repita”, diz Marilia Bonas, coordenadora do Memorial.
A exposição foi fruto da parceria do Memorial da Resistência com o Goethe-Institut São Paulo e o Instituto de Estudos Avançados da USP.
Materiais da exposição
Ficha técnica
Curadoria
Marcio Seligmann-Silva
Produção
Marcio Seligmann-Silva
Marilia Bonas
Fúlvia Molina
Artistas Convidados
Andreas Knitz
Clara Ianni
Fúlvia Molina
Horst Hoheisel
Jaime Lauriano
Leila Danziger
Marcelo Brodsky
Rodrigo Yanes
Ação Educativa
Equipe do Programa de Ação Educativa
Apoio
Área de Infraestrutura da Pinacoteca de São Paulo
Área de Projetos Culturais da Pinacoteca de São Paulo
Área de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo
Comunicação Visual e Projeto Gráfico
Ludovico Desenho Gráfico
Agradecimentos
Paulo Saldiva (diretor do Instituto de Estudos Avançados, IEA-USP), Katharina Ruckteschell-Katte (diretora do Goethe Institut São Paulo), Martin Bach (Goethe Institut São Paulo), Katia Filipini (Memorial da Resistência), Paulo Endo (IPUSP/ IEA-USP), Lua Gill da Cruz (IEL-UNICAMP), Liniani Haag Brum (IEL-UNICAMP), Luciana Araujo Marques (IEL-UNICAMP), Ariani Sudatti (advogada/ UNICAMP), Elisabete Marin Ribas (Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-USP), Janaina de Almeida Teles (USP), Maurice Politi (Núcleo Memória), Área de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo.