Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EXPOSIÇÕES

Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura

  15 de outubro de 2020 até 17 de maio de 2021   Classificação indicativa A exposição Orgulho e resistências: LGBT na ditadura faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e […]

  15 de outubro de 2020 até 17 de maio de 2021

  Classificação indicativa

A exposição Orgulho e resistências: LGBT na ditadura faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e diversidade sexual e de gênero durante a ditadura civil-militar no Brasil, destacando os movimentos de resistência surgidos antes e durante aquele período.

A mostra expõe obras literárias, cartazes de peças de teatro, músicas, filmes, fotografias e materiais que confrontavam a censura na época, sendo considerada como transgressoras, além de documentos oficiais da ditadura. Dentre os destaques estão fotografias de Vânia Toledo e um desenho inédito da cartunista Laerte Coutinho.

As fotografias retratam a sociabilidade LGBT nos bares e boates da região central de São Paulo, expondo as desigualdades dentro da própria comunidade que se dividia entre as chamadas “Boca do Luxo”, nas proximidades dos bairros República e Vila Buarque, e a “Boca do Lixo”, na Santa Ifigênia, conhecida no período como a maior região de prostituição da cidade. 

A exposição apresenta ainda a constante repressão do Estado por meio das prisões das pessoas LGBT em ações de “higienização moral”, que, intensificadas durante a ditadura, eram batizadas de Operação Boneca, Operação Limpeza, Pente-Fino, Arrastão.

Explora também o nascimento do movimento homossexual brasileiro a partir de 1978, com imagens de atos públicos e publicações na imprensa alternativa. Por fim, aponta para o cenário atual, contrapondo a dura realidade LGBTQIA+ no país e as conquistas recentes de importantes reivindicações históricas como, por exemplo, a união estável e casamento homoafetivos (2011), mudança de prenome e sexo nos registros de pessoas trans (2018) e criminalização da LGBTfobia (2019).

Nesse debate, como complemento à exposição, a Casa 1 – Casa de Cultura e Acolhimento LGBT – desenvolveu, como parte das atividades do Instituto Temporário de Pesquisa sobre Censura, uma plataforma virtual com materiais audiovisuais textos, ilustrações e propostas de atividades.

Materiais da exposição

Dossiês (em parceria com a Casa 1)

Coleta pública

Coleta Pública de Testemunhos Orgulho e Resistências: a existência como resistência, realizada em parceria com a Casa 1. Com: Symmy Larrat, presidenta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e Leo Moreira Sá, ator, artivista, dramaturgo, roteirista, jornalista.

Ficha técnica

Curadoria
Renan Quinalha 

Co-curadoria e Pesquisa
Julia Gumieri
Leonardo Arouca
Marília Bonas 

Mediação Virtual
Casa 1 – Centro de Cultura e Acolhimento LGBT 

Produção
Angela Gennari (Projetos Culturais – APAC) 
Bárbara Rodrigues Tavares (Projetos Culturais – APAC) 

Coordenadora do Programa Educativo
Aureli Alves de Alcântara 

Educadores
Alessandra Santiago da Silva
Aléxia Sayuri Hino
Ana Carolina Ramella Rey Ammon
Daniel Augusto Bertho Gonzales
Marcus Vinicius Freitas Alves

Projeto Expográfico 
Goma Oficina 

Projeto Gráfico e Comunicação Visual
Goma Oficina 

Tratamento e edição de imagens
Estúdio 321 

Expografia
Artos Cenotécnica 

Montagem
Gala Art Installation 

Apoio
Museu da Diversidade Sexual
Acervo Bajubá
João Silvério Trevisan
Laerte Coutinho
Arquivo Edgard Leuenroth
Arquivo Nacional
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Caio Raposo e Vanessa Beltrão (Comunicação – APAC)
Fernando Uchoa
Grupo Dignidade
James Green
Jean Wyllys
Maria Angelica Lemos
Vânia Toledo

Agradecimentos
Cigano Filmes; Franco Reinaudo; Glauco Mattoso; Lufe Steffen; Marília Bonas; Marisa Fernandes; Miriam Martinho; Raphael Alvarez; Remom Matheus Bortolozzi; Tatiana Issa; Vitrine Filmes.

Governo do Estado de SP