Personalização

Acessibilidade

Fotografia em preto e branco de uma grande multidão aglomerada em frente a Catedral da Sé em São Paulo. A fotografia foi tirada do alto e podemos ver toda a área está repleta de pessoas, sendo que muitas delas seguram faixas. Ao fundo da imagem vemos prédios. A Igreja ocupa a lateral direita da foto e tem 2 torres de 92 metros de altura cada com janelas de arco ogival. Acima da porta de entrada, também em arco ogival, há uma rosácea (um vitral redondo). No local da escadaria em frente a igreja está montado um palanque feito em metal.
Comício das Diretas em 1984 em frente à Catedral da Sé. Crédito: Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Foto em preto e branco de uma grande aglomeração em frente a escadaria da Catedral da Sé. Está chovendo e muitas pessoas seguram guarda chuvas. Outras pessoas também seguram faixas. Ao final da escadaria vemos , na parte central, uma porta com portal em arco ogival de 4 metros de altura, aproximadamente. Na lateral esquerda da porta, uma janela de arco ogival.
Manifestação na Catedral da Sé do Movimento Contra a Carestia em 1979. Crédito: Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Foto em preto e branco de muitas pessoas aglomeradas na escadaria de entrada de uma igreja. Muitos seguram faixas. Observando este grupo, 4 soldados fardados e armados com um cachorro de porte grande em seus pés. A Igreja tem a porta de entrada abaixo de um portal de arco ogival na parte central e 1 janela também em arco ogival em cada lateral.
Presença policial durante a assembleia do Movimento do Custo de Vida em frente à Catedral da Sé em 1978. Crédito: Nair Benedicto. Acervo CEDEM-UNESP
Em frente à Catedral da Sé, manifestantes realizam um ato público pelos mortos e desaparecidos políticos em 1979. Crédito: Acervo CEDIC-PUC
Foto em preto e branco de homens aglomerados em uma escadaria. Ao fundo um grupo segura uma faixa onde lê-se “Santo morreu pela causa operária”. Dois seguram um cartaz que tem a foto de um homem como figura central. No primeiro plano da foto, 2 homens tem os braços direitos estendidos para cima e os punhos fechados.
Em 1979, manifestação popular após o assassinato, pela polícia, do operário Santo Dias durante um piquete em frente à Fábrica Sylvania. Crédito: Acervo CEDEM-UNESP
Foto em preto e branco de grupo de pessoas em frente a uma igreja. Eles seguram uma faixa onde lê-se “Amazonia é nossa” e uma bandeira do Brasil. Atrás deste grupo vemos a igreja que tem 2 torres laterais altas e uma parte central um pouco mais baixa com uma rosácea no pavimento superior e um portal com arco ogival para a entrada. As janelas ans torres laterais também são em arco ogival.
Protesto em defesa da Amazônia em 05 de setembro de 1979. Crédito: Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Catedral da Sé – Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção de São Paulo

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!