Com a participação do curador e de colaboradores da mostra, atividade integra a programação dos Sábados Resistentes e terá distribuição gratuita dos catálogos
O Memorial da Resistência de São Paulo realiza no dia 10 de dezembro, a partir das 14 horas, o evento Memórias do Futuro: Arquivos do movimento negro e a construção da cidadania brasileira, que marca o lançamento do catálogo impresso da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência.
O encontro reforça o papel da luta antirracista na construção da cidadania e da democracia no país a partir de um debate sobre as experiências de pesquisa, preservação e difusão da memória negra, e conta com a participação do sociólogo, escritor e curador da exposição, Mário Augusto Medeiros da Silva, e dos colaboradores da exposição: a pesquisadora Pâmela Almeida, a arquiteta Isabel Xavier, e o jornalista Nabor Jr.
Ocupando o terceiro andar do museu desde junho, a mostra é fruto de uma extensa pesquisa que reúne materiais históricos de mais de um século de lutas da população negra brasileira, que constitui, desde suas origens, uma das principais forças contestadoras da repressão e da violação de direitos humanos.
Assim como na exposição, o catálogo é dividido em oito eixos, e apresenta cartazes, jornais, documentos da repressão, manifestos, fotografias e artes visuais cedidas por organizações e coletivos parceiros, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, as Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, e por arquivos e acervos de cultura negra, como AEL – Unicamp, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS), Pinacoteca, e Condephaat.
Em seguida da atividade, será realizada a distribuição gratuita dos catálogos impressos ao público do evento. A impressão e distribuição do catálogo tem como apoiadora a Fundação Friedrich Ebert Brasil (FES), organização alemã que atua no Brasil desde o final dos anos 70 com foco na defesa e fortalecimento da democracia, na promoção do desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, e na luta pela justiça racial e de gênero.
O evento integra a programação dos Sábados Resistentes, realizados pelo Memorial da Resistência em parceria com o Núcleo Memória, e encerra o ciclo de 2022, voltado ao debate da construção da cidadania brasileira.
A atividade é gratuita e não precisa de inscrição.
Acesse o catálogo digital clicando aqui.