Atividade integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus do IBRAM, que tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”
No dia 19 de maio, a partir das 15 horas, o Memorial da Resistência exibe documentário Tempo de Guavira, no auditório do Memorial da Resistência.
O filme mostra relação dos Kaiowá e Guarani com seus tekoha, terras tradicionais ameaçadas pelo agronegócio em Mato Grosso do Sul, e narra a partir de mais do depoimento de quarenta indígenas um retrato plural da luta indígena pela terra na região onde vivem mais de 55 mil pessoas kaiowá e guarani, boa parte delas em áreas ainda não demarcadas e ameaçadas por ações de despejo e violência.
O filme é uma obra coletiva. As imagens e entrevistas foram captadas por diversas mãos, indígenas e não indígenas, que atuaram em parceria nessa produção. A direção, roteiro e montagem é de Pedro Biava, e a realização da Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental (RAIS), Aty Guasu, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI/MS).
A atividade integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Esse ano, a programação tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
A exibição é gratuita e não terá inscrições.