Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência lança materiais sobre Educação em Direitos Humanos

Cadernos de Experiências reúnem práticas organizadas a partir das vivências do Programa de Ação Educativa do museu.

Os dois primeiros volumes da série Cadernos de Experiências já estão disponíveis! Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania e Educar, Contar e Brincar para Resistir: A Ditadura Militar e o Direito da Criança à Memória e à Verdade reúnem práticas de Educação em Direitos Humanos organizadas a partir das vivências e conhecimentos adquiridos pelo Programa de Ação Educativa do museu.

Com as experiências de cursos promovidos pelo Memorial como base, os materiais pretendem subsidiar educadores com ferramentas para o ensino formal e não formal de temas ligados aos direitos humanos, além de responder às expectativas, angústias e interesses dos profissionais que atuam na área da educação e da cultura, enfrentando os desafios postos pelo trabalho com temáticas sensíveis.

Sobre os Cadernos de Experiências

Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania

O material de apoio foi elaborado a partir de um dos eixos que compõem o Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: o saber experiencial, que enfatiza a vivência cotidiana e a experiência profissional aliada à vida pessoal. O curso é oferecido desde 2012, aliado a outros dois eixos orientadores que compõem a formação docente em Direitos Humanos: o saber curricular, composto pelo arcabouço teórico que compreende conteúdos formais e específicos sobre o tema (conceituais, históricos, filosóficos e normativos) e o saber pedagógico, composto por metodologias educativas.

No decorrer de suas várias edições, os grupos de trabalho (GT) e as oficinas de projetos desenvolvidas pelos participantes sempre apresentaram reflexões potentes que poderiam ser ampliadas para além do processo de ensino e aprendizagem propiciado pelo curso. Foram, portanto, os próprios alunos do curso, com base em suas experiências de trabalho, em seus interesses temáticos e no compartilhamento de conhecimentos, que propuseram as atividades deste caderno de experiências.

Os projetos trazem temas e recortes estreitamente relacionados com os problemas da sociedade brasileira, especialmente em relação às violações dos direitos humanos na contemporaneidade, e traçam possibilidades de conscientização e enfrentamento dos obstáculos encontrados no exercício da cidadania pelo voto, no universo do trabalho, no combate às fake news e ao racismo, nas questões relacionadas ao respeito aos indígenas e a suas demandas, nas esferas do meio ambiente, da insegurança e da soberania alimentar, no acesso à informação e à participação social, na comunicação não violenta e na formação docente em relação à diversidade, entre outras áreas temáticas.

Educar, Contar e Brincar para Resistir: A Ditadura Militar e o Direito da Criança à Memória e à Verdade

O curso Educar, Contar e Brincar para Resistir: a Ditadura Militar e o Direito da Criança à Memória e à Verdade nasceu a partir do desafio posto pelo professor universitário Cleber Santos Vieira, que conhecia as atividades lúdicopedagógicas com jogos e contação de histórias desenvolvidas pelo Memorial e destinadas a crianças de 6 a 10 anos. A proposta era desenvolver um curso de extensão destinado aos alunos do curso de licenciatura em história, com vistas a apresentar alternativas lúdicas para o trabalho com temas relacionados à ditadura militar, com o ensino de história e com os direitos humanos a partir do recorte ao direito da criança à memória e à verdade.

O desafio foi prontamente aceito pela equipe do educativo, que entende que a formação junto a multiplicadores, professores, educadores e estudantes universitários é fundamental para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, visando à ampla discussão sobre as temáticas tratadas pelo Memorial. Assim, o caderno de experiências foi organizado a partir de um processo dialógico entre o Memorial e o seu público. O material funciona como registro do trabalho desenvolvido. Os conteúdos apontados e as propostas de atividades elencadas estão embasadas no conteúdo programático das cinco edições do curso.

O material propõe reflexões sobre a Educação em Direitos Humanos e as formas como a instituição aplica ferramentas lúdicas para aproximar o público infantil da temática da ditadura civil-militar e dos direitos humanos; apontamentos sobre as obras de literatura infanto-juvenil que trabalham com ambas as temáticas; um arrazoado sobre a experiência do curso Educar, Contar e Brincar para Resistir; e, por fim, sugestões de atividades a serem aplicadas e adaptadas a partir de técnicas de contação de histórias para segmentos da educação formal e não formal, ampliando as possibilidades de discussão sobre direitos humanos.

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