Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial sedia diálogos sobre a construção de memória do território da Luz

Fotografia em preto e branco de uma construção térrea, larga, com 14 janelas retangulares e 4 portas de entrada. Em frente a esta construção vemos um caminhão estacionado e algumas pessoas que transitam pela calçada. A foto foi tirada de cima, por isso também vemos seu telhado e, ao fundo, linhas de trem.
Os antigos depósitos e a velha estação da Estrada de Ferro Sorocabana, no Largo General Osório, ao fundo o pátio de manobras e à direita o Jardim da Luz em 1953. Sebastião de Assis Ferreira Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo

Os coletivos Birico, Mulheres da Luz e Tem Sentimento, vem ao Memorial da Resistência para a primeira de uma série de conversas abertas sobre o projeto Acervo Popular da Luz, uma construção de memória pública do Território da Luz.

Mediado por Vanessa Soares, o encontro visa uma articulação entre o museu e os coletivos para discutir como podemos contar a história de atuação desses coletivos e dos movimentos de luta no território de forma pública, aproximando os discursos e públicos com diferentes perspectivas dos coletivos ao do museu e vice-versa.

Ao realizar essas rodas de conversa no Memorial da Resistência, um local intrinsecamente ligado à preservação da memória histórica e à resistência, busca-se fomentar discussões que conectem as memórias individuais e coletivas dos participantes. O foco estará na valorização das narrativas populares e na compreensão da Luz como um espaço de resistência e transformação ao longo do tempo e em como os movimentos coletivos enfrentam as violências e violações do território.

Os coletivos participantes desse projeto tem uma atuação direta e presente na preservação e resistência o território. Birico é uma associação de artistas que promove ações culturais, sociais, artísticas, pedagógicas e divertidas na Cracolândia, na região central de São Paulo. A ONG Mulheres da Luz é um coletivo que busca promover a cidadania e a garantia de direitos humanos das mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz e entornos. Já o Coletivo Tem Sentimento iniciou-se através de ações e oficinas de autocuidado para a população em situação de rua e, desde então, vem fazendo um trabalho que reconhece e considera todas as complexidades que envolvem as vulnerabilidades de quem vive na rua, especificamente na região da Cracolândia.

A mediadora, Vanessa Soares, é atriz, bailarina e educadora, e tem desenvolvido um trabalho de articulação comunitária no território juntamente com outros artistas e agentes culturais.

O primeiro encontro do Acervo Popular da Luz acontece no dia 13 de dezembro, quarta-feira, às 15h. Os demais ainda não tem data definida. As rodas de conversa são abertos e gratuitos para quem quiser colaborar para esta construção.

Governo do Estado de SP