Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

MNU celebra memórias e personalidades negras em programação no Memorial da Resistência 

Manifestação do Movimento Negro Unificado contra a Lei Afonso Arino e Caminhada por Zumbi nas ruas do centro da cidade de São Paulo, SP. 1980. Código: 013brJC0193. Foto: Jesus Carlos/Imagens – 300 DPI. 4459 × 3073 px.

O Memorial da Resistência recebe a convite do Movimento Negro Unificado (MNU) parte das celebrações de 45 anos do movimento, que tem destaque na exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência. A programação no museu acontece nos dias 05, 08 e 09 de julho sob o tema De 10 a 100 anos: Efemérides de memórias e personalidades negras, e celebra a vida e luta de pessoas e acontecimentos fundamentais para a história do movimento negro no Brasil. 

O Movimento Negro Unificado foi fundado no dia 18 de junho de 1978 e lançado publicamente no dia 07 de julho do mesmo ano, com o objetivo de lutar em defesa do povo negro em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. O ato de fundação reuniu mais de duas mil pessoas em frente às escadarias do Theatro Municipal de São Paulo, em plena Ditadura Civil-Militar (1964-1985), cena que entrou para a história do país. 

As atividades dialogam com o conceito Sankofa, originado de um provérbio tradicional entre os povos de língua Akan da África Ocidental, que diz: se wo were fi na wosan kofa a yenki, que pode ser traduzido por “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”, e representa o olhar para o passado para a construção de um futuro. 

Os três dias de evento pretendem homenagear e celebrar o legado de pessoas como Eduardo Oliveira e Oliveira, Hamilton Bernardes Cardoso, Luiza Bairros, Oliveira Silveira, Solano Trindade, Margarida Trindade, Eduardo Oliveira e Thereza Santos, além de relembrar os 50 anos da peça E Agora Falamos Nós, partilhar as memórias dos militantes fundadores do MNU, e debater as conquistas do movimento negro brasileiro e as perspectivas para o futuro. 

Além das atividades no museu, o MNU será homenageado em um ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) no dia 27 de junho, às 19 horas, e realizará o Baile MNU no dia 07 de julho, às 21 horas, no Aparelha Luzia. 

Confira a programação:

E Agora Falamos Nós: Territórios de Resistência Negra 
05 de julho | 13 horas | Auditório do Memorial da Resistência (5º andar) 

Dia de homenagem e celebração de datas especiais para o movimento negro brasileiro: o centenário de Eduardo Oliveira e Oliveira, os 50 anos da peça E agora falamos nós, e os 70 anos do nascimento de Hamilton Cardoso e Luiza Bairros, e 93 anos de Thereza Santos. 

Sementes e Frutos da Militância Negra 
08 de julho | 13 às 17h30 | Auditório do Memorial da Resistência (5º andar) 

Celebrando os 45 anos do Movimento Negro Unificado, convidamos os militantes fundadores para um resgate de lembranças da luta, além de uma homenagem aos poetas Oliveira Silveira e Solano Trindade, e à coreógrafa e cofundadora do Teatro Popular Brasileiro no Rio de Janeiro, Margarida Trindade. 

Visita mediada na exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência 
09 de julho | 10 às 12 horas | Espaço expositivo (3º andar) 

Visita mediada com militantes fundadores do MNU, com capacidade máxima para 40 pessoas na exposição. Para participar, é imprescindível a inscrição prévia através do formulário:

Memórias, Presente e Futuro do Negro no Brasil 
09 de julho | 14 às 17h30 | Auditório do Memorial da Resistência (5º andar) 

Oficina Diálogos Construtivos do futuro agora, com José Adão de Oliveira, seguida de debate sobre políticas públicas para o povo negro no Brasil.

Governo do Estado de SP