
O Memorial da Resistência de São Paulo, realiza no dia 12 de julho, sábado, a partir das 14h, o evento Brasil: Nunca Mais — 40 Anos, em celebração às quatro décadas da publicação da obra que se tornou referência na luta pelos direitos humanos no Brasil.
Publicada em 1985, a Editora Vozes realiza o primeiro lançamento público do livro com a edição comemorativa dos 40 anos do projeto (43ª edição) no Memorial da Resistência, com participação de profissionais envolvidos na empreitada.
O evento comemorativo faz parte da programação da exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais, com curadoria de Diego Matos, em cartaz no Memorial. A mostra traz a história da empreitada que resultou no projeto ainda durante a ditadura civil-militar, testemunhos de quem fez parte dessa história e a tradução gráfica de dados relevantes para entender a extensão da repressão no período.


Fotos da edição comemorativa (43ª edição) do Brasil: Nunca Mais. Foto: Editora Vozes
Confira a programação completa
Espaço expositivo — 3º andar [Vagas limitadas]
14h00 | Visita mediada à exposição temporária Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais
Com o professor, pesquisador e curador da exposição, Diego Matos
Inscrições encerradas
Auditório — 5º andar [Programação aberta*]
15h00 | Abertura oficial
Com Ana Pato, Diretora Técnica do Memorial da Resistência de São Paulo, e Thiago Alexandre Haykawa, diretor da Editora Vozes.
15h15 | Apresentação e lançamento da série em podcast “Nunca Mais”
O jornalista e escritor Camilo Vannuchi apresenta o podcast narrado por ele e produzido pela NAV Reportagens.
15h30 | Mesa de debate “Brasil: Nunca Mais — 40 anos”
Com a participação de Paulo Vannuchi, jornalista e cientista político; Ricardo Kotscho, jornalista e escritor; e Frei Betto, frade dominicano e escritor — ambos diretamente envolvidos na elaboração do projeto original. A mediação será conduzida pelo jornalista e escritor Camilo Vannuchi.
16h30 | Confraternização
Coquetel, venda de livros e sessão de autógrafos de profissionais que trabalharam na produção do livro.
Live: Mesa de debate “Brasil: Nunca Mais — 40 anos”


