Filme resgata a trajetória de Lauriberto Reyes, militante político e morador do CRUSP assassinado pelo Regime Militar
No dia 14 de abril, o Memorial da Resistência exibe o documentário LAURI, de direção de Beto Novaes, no Cine Resistência.
O filme relata a trajetória de vida de Lauri, militante político e morador do Conjunto Residencial da USP (CRUSP) executado pelo Regime Militar.
Lauriberto Reyes foi diretor cultural do show CRUSP nos anos de 1967 e 1968, organizador do Congresso de Ibiúna em 1968, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e do Movimento de Libertação Popular (Molipo), de 1969 a 1971. Exilado político, voltou para o Brasil em 1971 e foi executado pelo aparelho repressivo do DOI/CODI, em 1972, no bairro do Tatuapé (SP).
Através do resgate da memória, da trajetória de vida e de luta do Lauri, construída a partir de entrevistas realizadas com familiares, companheiros do CRUSP e da militância nas organizações, o documentário busca reconstituir as lutas de resistência da geração de 1968 ao Regime Militar, no campo da cultura, do movimento estudantil, e no engajamento nas organizações políticas.
José Roberto Novaes (Beto Novaes) é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do projeto de extensão universitária “Educação através de Imagens”.
A atividade é gratuita e não terá inscrições.