Encontros de 2023 têm como eixo temático “Totalitarismo e Resistências”, abordando o crescimento de movimentos neofascistas e extremistas no Brasil.
No dia 27 de maio, a partir das 14 horas, realizamos em parceria com o Núcleo Memória mais um Sábado Resistente, com o tema Totalitarismos no século XX – Nazismo, Fascismo e Integralismo. Através das exposições de três professores especialistas no assunto, o encontro pretende aprofundar os conceitos de história e memória desses movimentos e de suas vítimas, assim como os seus desdobramentos na Europa e no Brasil.
Para debater os três movimentos que levaram ao desenvolvimento do partido nazista, do fascista e do integralismo e seus reflexos na atualidade, teremos a participação do professor Leandro Pereira Gonçalves, da Universidade Federal de Juiz de Fora, do professor Flávio de Leão Bastos Pereira, da Universidade Mackenzie, e Luciane Bonace, pesquisadora e Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo.
Em 2023, os encontros serão guiados pelo eixo “Totalitarismo e Resistências”, abordando o crescimento de movimentos neofascistas e extremistas no Brasil.
O evento será realizado em formato híbrido, e pode ser acompanhado presencialmente ou através do Facebook do Memorial e dos canais do Núcleo Memória e do Tutaméia.
Não é necessária inscrição ou retirada de ingressos para a participar do evento.
Convidados
Leandro Pereira Gonçalves: Professor de História da América Contemporânea do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é membro do Conselho Administrativo da International Association for Comparative Fascist Studies (ComFas) e Coordenador da Rede de Investigação Direita, História e Memória da Rede Internacional Conexões Lusófonas. Autor de diversas produções bibliográficas, com destaque para “Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil” e “O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo”.
Flávio de Leão Bastos Pereira: Professor de Direitos Humanos, Direito Constitucional e Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é coordenador da Clínica Jurídica MackPeace de atendimento a Refugiados e Migrantes – Mackenzie/Missão Paz e especialista em Genocídios pelo “International Institute For Genocide and Human Rights Studies” – Zoryan Institute e University of Toronto (Canada), além de advogado atuante com Justiça de Transição.
Luciane Bonace Lopes Fernandes: Professora, pesquisadora, formadora de professores, autora e colaboradora de livros didáticos e literários, é pós-doutora em Metodologia do Ensino e Educação Comparada (FE – USP), e em Línguas Orientais (FFLCH – USP) e pós-doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH – USP). Além disso, é membro do grupo de pesquisa Produções literárias e culturais para crianças e jovens (CNPq/FFLCH – USP), finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livros Didáticos e autora da melhor tese de doutorado em Educação da USP (2015).
Oswaldo Oliveira Santos Jr (mediador): Mestre em Ciências da Religião, formado em Geografia, Teologia e História, professor universitário e coordenador do Núcleo de Formação Cidadã e das Disciplinas de Formação Geral e Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. É diretor de Pesquisa do Núcleo Memória e Coordenador da Pesquisa Histórica para o Memorial da Luta Pela Justiça, além de assessor e professor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo.