Foi aprovado na sessão de ontem, dia 25 de agosto, o PL 243/2013 que dá o nome de Frei Tito à atual rua Dr. Sérgio Fleury, na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste de São Paulo.
A troca de nomes significa uma grande vitória para os direitos humanos, pois impede a nomeação de vias públicas ligadas a nomes de personagens ligados à violência e à repressão de serem homenageados em monumentos ou com nomenclaturas de espaços públicos.
Sérgio Fleury foi delegado do Deops-SP durante a ditadura civil-militar. É considerado um dos repressores mais notórios do período, além de atuar em diversas operações do esquadrão da morte nas periferias de São Paulo que resultaram em sequestros, torturas e execuções. Também é acusado de participar da prisão e tortura ao próprio Frei Tito, quando este esteve preso no Deops-SP em 1969.
O frade se tornou símbolo de luta e resistência durante o período ditatorial. Foi preso por participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Quando esteve na prisão começou a escrever sobre o martírio de ser preso político e seus escritos ganharam o mundo como importante marco da luta pelos direitos humanos e liberdade de expressão.
O Memorial da Resistência celebra essa conquista e espera que mais vítimas da ditadura civil-militar possam ser lembradas e homenageadas pelo Estado.
Frei Tito Presente!