Encontro discute a suspensão do direito ao voto na ditadura e os movimentos de resistência
No dia 30 de abril, os Sábados Resistentes voltaram a ocupar o auditório do Memorial da Resistência em formato híbrido e foram acompanhados presencialmente e através dos canais do Facebook e Youtube do museu.
O encontro teve como tema “Os anos de ditadura e a suspensão das eleições: organizações de resistência pós 1964 no Brasil.” Em 2022, a programação dos Sábados Resistentes discute a construção da cidadania do povo brasileiro, marcada por lutas sociais e repressões políticas.
Participaram do encontro:
– Maria Aparecida Aquino: historiadora social e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Direitos Humanos (FFLCH) da USP, coordenou o Projeto Mapeamento e Sistematização do Acervo Deops/SP.
– Marcelo Ridenti: cientista social e professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
– Sônia Brandão: professora do Ensino Médio, desenvolveu um trabalho com seus alunos sobre a construção da democracia a partir de um percurso aos lugares da memória da ditadura e resistência na cidade de São Paulo.
Assista à gravação do encontro:
Sábado Resistente
Quando: 30.04, a partir das 14h.
Onde: Auditório do Memorial da Resistência
Transmissão: Facebook e Youtube do Memorial da Resistência | Facebook e Youtube do Núcleo Memória | Facebook e Youtube do Tutaméia