Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Sábado Resistente: Sol Fulgurante – Arquivos de vida e resistência

Encontro promove reflexão a partir de trabalhos realizados por presos políticos durante os anos 1960 e 1970 nos presídios do Estado de São Paulo.

Alípio Freire, Salvador, BA, 1945 – São Paulo, SP, 2021. Sem título, 1973. Acervo Memorial da Resistência. Doação Rita Sipahi

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política convidam para mais um Sábado Resistente, no próximo dia 6 de abril, às 14h.  

A Pinacoteca de São Paulo, em parceria com o Memorial da Resistência, inaugura neste dia, no 2º andar da Estação Pinacoteca, a exposição Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência, com curadoria de Lorraine Mendes.  

A exposição tem como objetivo refletir sobre o estado de exceção a partir do acervo artístico da Pinacoteca e da Coleção Alípio Freire do Memorial da Resistência, doada por Rita Sipahi, e formada por trabalhos realizados por presos políticos durante os anos 1960 e 1970 nos presídios do Estado de São Paulo.

As obras ainda dialogarão com o arquivo do projeto artístico multidisciplinar Mulheres Possíveis – corpo,  gênero e encarceramento, desenvolvido por artistas em colaboração com mulheres em situação de cárcere na Penitenciária Feminina da capital, e com itens do Acervo Bajubá.  

Para debater sobre este importante aspecto da vida e da resistência relacionado ao campo das artes, contaremos com a presença de Lorraine Mendes, curadora da Pinacoteca, Sérgio Sister, jornalista, pintor e desenhista, e Miriam Baião, poeta e desenhista. 

A mediação do evento será realizada por Helen Baum, educadora integrante do Projeto Memórias Carandiru.  

O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), com transmissão através dos canais do Youtube do Núcleo Memória, do Memorial da Resistência e do Tutaméia.

 
PROGRAMAÇÃO 

14:00/14:20 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Diretora Técnica do Memorial da Resistência) e Maurice Politi (Diretor Executivo do Núcleo Memória) 

14:20/15:45 – Formação da mesa e palavras das pessoas participantes 

15:45/16:30 – Debate com o público 

16:30 – Visita à exposição Sol Fulgurante – arquivos de vida e resistência (2º  Andar) 

PARTICIPANTES 

LORRAINE MENDES – Curadora da Pinacoteca de São Paulo. Graduada em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestra em História pela mesma instituição e atualmente doutoranda em História e Crítica da Arte no PPGAV-UFRJ, onde desenvolve sua pesquisa sobre as representações do negro e da negritude na história da arte branco-brasileira e os projetos de Nação. Curadora de “Time of things”, individual de Rosana Paulino (Mendes Wood DM, Bruxelas, 2022), “Dos Brasis, arte e pensamento negro” (SESC Belenzinho, 2023) e “Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência” (Pinacoteca Estação, 2024). 

SÉRGIO SISTER – Jornalista, Pintor, desenhista. Cursou pintura e desenho na Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo, entre 1964 e 1967. Entre 1968 e 1975, realiza graduação em ciências sociais e pós-graduação em ciência política na Universidade de São Paulo – USP. Nesse período, é preso por motivos políticos. Permanece 19 meses, entre 1970 e 1971, no Presídio Tiradentes, em São Paulo, e ao lado de alguns companheiros e companheiras presos/as, busca retratar em várias formas de expressão artística o cotidiano dos que se encontravam encarcerados. Torna-se membro do conselho consultivo da revista Guia das Artes. Na década de 1980, realiza telas abstratas e quadros de pequenas dimensões e, no fim dos anos 1990, executa em madeira a série Ripas. Em 2013, expôs na Pinacoteca do Estado de São Paulo e, no mesmo ano, integrou a exposição temporária “Insurreições – Expressões plásticas nos presídios políticos de São Paulo”, no Memorial da Resistência de São Paulo. 

MIRIAN BAIÃO – Angolana, reside em São Paulo. Escreve poesias que já foram publicadas em diversas coletâneas e participa de Saraus e projetos de poesia falada. Produz, de maneira autoral, desenhos de retratos artísticos em lápis grafite que viram estampas em sublimação e ilustrações para livros. Trabalha profissionalmente com cabelos e estética afro. 

MEDIAÇÃO 

HELEN BAUM – Ex-usuária de crack em situação de rua e sobrevivente do cárcere. Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal, mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Educadora museal do Núcleo Memórias Carandiru do Instituto Resgata Cidadão. Integrante da Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere e Militante da Agenda pelo Desencarceramento Nacional. 

Governo do Estado de SP