Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Vulcanica Pokaropa apresenta o espetáculo “Tarântula Transita” no Memorial

Fábula teatral conta história da Operação Tarântula de forma lúdica, com bambolê, malabares, mágica, manipulação de bonecos

No dia 27 de janeiro de 2024, o Memorial da Resistência de São Paulo foi palco do espetáculo “Tarântula Transita”, idealizado pela artista circense Vulcanica Pokaropa. A apresentação transporta o público para um universo lúdico repleto de sonhos, resistência e amizade.

A história do espetáculo surge baseada em estudos feitos sobre a Operação Tarântula, que aconteceu no final da ditadura militar no Brasil e tensiona essa realidade que está no passado, mas que se faz tão presente.

Vulcanica Pokaropa é uma travesti com formação em fotografia e mestrado em teatro pela Udesc. Sua pesquisa, que permeia a presença de pessoas transexuais, travestis e não bináries no teatro e na performance, culmina nesta obra que mescla arte visual, performance e curadoria circense. Membro da renomada Cia Fundo Mundo, ela também é autora da série “Desaquenda”, resultado de sua tese de mestrado.

O Memorial da Resistência, que carrega em suas paredes a história de resistência durante o período da ditadura, oferece um contexto significativo para a narrativa de “Tarântula Transita”. O espetáculo gratuito foi realizado no espaço externo do térreo. A apresentação também celebrou a luta nacional da visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro.

Confira como foi a apresentação:

Governo do Estado de SP