Personalização

Acessibilidade

Núcleo de Pesquisa

O Núcleo de Pesquisa é o setor dedicado à pesquisa e documentação de referências patrimoniais sobre a memória da repressão e da resistência no estado de São Paulo com vistas à constituição do acervo do Memorial da Resistência.

Seu histórico remonta ao período de implantação da instituição, em 2008, quando foram realizadas as primeiras coletas de testemunhos junto aos ex-presos políticos e os primeiros levantamentos sobre os lugares de memória da ditadura.

Com o objetivo de aprimorar constantemente a gestão e a difusão do acervo, o Núcleo realiza parcerias com instituições, pesquisadores e coletivos, produz artigos e publicações, auxilia no desenvolvimento de exposições internas e promove palestras, seminários e cursos que contribuem com a divulgação de temas ligados aos Direitos Humanos, Memória Política e História.

Para consulta ao acervo, envie sua solicitação para o e-mail:
pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br
A consulta às entrevistas completas do Programa Coleta Regular de Testemunhos deve ser realizada mediante agendamento.

Conheça os programas do Núcleo

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!