Carregando Atividades

CINE RESISTÊNCIA: JANGO NO EXÍLIO

 3 de outubro

15 horas

  Classificação indicativa: 12 anos

 Auditório (5º andar)

O Memorial da Resistência exibe no próximo Cine Resistência o documentário Jango no Exílio (2024). A exibição será seguida de um bate-papo com o produtor e diretor Pedro Isaias Lucas, e com Jair Krischke, historiador e presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

Sinopse

O filme narra os doze anos de degredo do ex-presidente João Goulart em território uruguaio e argentino, iniciado a partir da decolagem de Jango rumo a Montevidéu na tarde de 4 de abril de 1964, e termina com a sua morte controversa na fazenda La Villa, em uma madrugada de dezembro de 1976.

Convidados

Jair Krischke: Historiador e presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Desde os anos 1960 atua junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Entre as muitas homenagens, comendas e honrarias que já recebeu, estão o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, concedida pelo senado brasileiro por ter salvo, com seu trabalho em defesa dos Direitos Humanos, mais de 2 mil pessoas. Além disso, mesmo não sendo advogado, Krischke é integrante da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB-RS.
Pedro Isaias Lucas: Bacharel em Direção Teatral, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela UFRGS, Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Paris Nanterre. Roteirista, diretor, diretor de fotografia e montador cinematográfico. Realizou os documentários de longa-metragem Argus Montenegro & A Instabilidade do Tempo Forte (2012) e JANGO NO EXÍLIO (2024) os documentários de média-metragem, Um Olhar Instante (2016) e Uma Certa Felicidade (2017) e os curta-metragens Raízes do Teatro (2014), O Veneno do Escorpião (2015), Paradoxo Getúlio (2020) e Do que é Feito O Caminho (2021).

A atividade é gratuita e não precisa de inscrição.