Carregando Atividades

JORNADA DE ESTUDOS: ESTABILIDADE NÔMADE

 18 de outubro

15 horas

  Atividade gratuita

 Lugar de Encontro (3º andar)

Ministrado por Rocio Urbano, artista e moradora da ocupação Ouvidor 63, a atividade propõe um espaço de debate a partir de depoimentos de 18 ocupações artísticas em territórios de vulnerabilidade social, com registros no Chile, Argentina, Espanha e Brasil, onde a artista realizou atividades socioculturais.

A jornada aborda reflexões sobre resistência cultural, experiências nômades e indígenas, além da luta de espaços autogestionados como formas de arte e política. A proposta está vinculada à obra , criada pela própria artista, que integra a exposição temporária Ouvidor 63: Habitar a Arte, em cartaz no Memorial da Resistência.

Rocio Urbano

Artista autônoma, empírica, migrante, música compositora, cantante, intérprete guitarrista, artista performática, poeta, escritora, roteirista, artesana, vendedora ambulante, mestre de cerimônias, ocupante, pesquisadora, oficinista, palhaça, curadora, figurinista, luthier. Artivista. Criadora e portadora de heterônimos. Tocando como “Gertrudis Murió” uma identidade que canta temáticas sociais de maneira sensível ou visceral. Se apresentando como “Romântica” uma palhaça que aborda o amor além do olhar romântico. Oficinista infantil como ação social em comunidades periféricas de Buenos Aires, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Leva uma pesquisa de performances abstratas com projeções digitais e analógicas ao vivo trazendo um conceito espiritual na projeção de luzes e sombras. Criadora da galeria de arte atemporal “Isla Romântica”.