Largo General Osório, 66 Santa Ifigênia, São Paulo, SP Telefone: 55 11 3335-5910 Entrada Gratuita Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
As Tardes de Memórias propõem, a cada encontro, jogos lúdico-pedagógicos junto aos visitantes para explorar, de forma lúdica e descontraída, temas centrais do Memorial como a Ditadura Civil-Militar e a Educação em Direitos Humanos. A atividade mediada pelos educadores acontece no espaço expositivo.
Em parceria com o Instituto Bixiga, o Memorial oferece o curso gratuito e aberto ao público “A Reconstituição Histórica do DOPS e o Funcionamento das Delegacias Políticas em São Paulo”. A aula irá apresentar uma ampla pesquisa histórica, iconográfica, documental e bibliográfica sobre o funcionamento das delegacias vinculadas ao Deops/SP, entre os anos de 1924 […]
No dia que marca os 59 anos do golpe civil-militar de 1964, o Memorial exibe os quatro episódios que compõem o vídeo documentário "Eu conta-dor de mim - Depoimento de Nair Benedicto", onde a ex-presa política compartilha suas memórias de luta e resistência durante o período autoritário.
O filme relata a trajetória de vida de Lauri, guerrilheiro e morador do Conjunto Residencial da USP (CRUSP) executado pelo Regime Militar. Lauriberto Reyes foi diretor cultural do show CRUSP nos anos de 67 e 68, organizador do Congresso de IBIÚNA em 1968, militante da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e do Movimento de Libertação Popular […]
As Tardes de Memórias propõem, a cada encontro, jogos lúdico-pedagógicos junto aos visitantes para explorar, de forma lúdica e descontraída, temas centrais do Memorial como a Ditadura Civil-Militar e Direitos Humanos.
Oficina Projeto Resisto, atividade que busca apresentar desde o planejamento até a execução dos conteúdos audiovisuais produzidos para a série Projeto Resisto!, abordando as potencialidades dos materiais de apoio e dos roteiros de pesquisa.
Em 2023, os Sábados Resistentes completam 15 anos de atividade sem interrupções, com uma programação voltada para a educação em Direitos Humanos, promoção da memória política e exercício do pensamento crítico.
São oferecidos três jogos lúdico-pedagógicos em forma de rodízio, para o público jogar nos espaços expositivos. A atividade é mediada pela Ação Educativa do museu, e explorando temas como repressão, resistência política e direitos humanos.
Em 2023, os Sábados Resistentes completam 15 anos de atividade sem interrupções, com uma programação voltada para a educação em Direitos Humanos, promoção da memória política e exercício do pensamento crítico. Os encontros do ano serão guiados pelo eixo “Totalitarismo e Resistências”
O Memorial da Resistência promove no dia 3 de junho, a partir das 14 horas, a atividade Coleta Pública de Testemunhos: Arquivos Antirracistas e as Memórias do Futuro. O encontro debate os processos de recolhimento e preservação de documentos sobre a luta antirracista e a memória documental de importantes personagens negros(as) da nossa história por parte […]
A oficina, que acontece virtualmente, busca apresentar desde o planejamento até a execução dos conteúdos audiovisuais, abordando ainda as potencialidades dos materiais de apoio e dos roteiros de pesquisa produzidos.
O encontro será guiado pelo tema Extremismos na contemporaneidade: cultura do ódio e intolerancia nas redes sociais, e debaterá a obra e os crescimento dos discursos de ódio no ambiente digital com a participação da artista Gisele Beiguelman.
O Núcleo de Ação Educativa do Memorial da Resistência promove o minicurso para profissionais de museus Educação em Direitos Humanos: introdução teórica e possibilidades práticas.