Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EXPOSIÇÕES

Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

  04 de junho de 2022 até 27 de agosto de 2023   Classificação indicativa: livre A exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência apresenta ao público do Memorial da […]

  04 de junho de 2022 até 27 de agosto de 2023

  Classificação indicativa: livre

A exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência apresenta ao público do Memorial da Resistência de São Paulo um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje.

Ao convidar  o sociólogo e escritor Mário Medeiros para fazer a curadoria desta exposição, o Memorial transforma o espaço do museu num lugar de leitura e referência para abrigar uma extensa pesquisa que reúne em fotografias, cartazes, jornais, documentos da repressão, manifestos e manifestações artísticas as lutas lideradas pela população negra brasileira, que constitui, desde suas origens, uma das principais forças contestadoras da repressão e da violação de direitos humanos cometidas na história do nosso país. 

As experiências coletivas no estado são abordadas em oito eixos: Territórios negros e memórias em disputa: a persistência no espaço; Associativismo, clubes, entidades e irmandades: A Força do Coletivo; Imprensa Negra Paulista e Circulação das ideias: A Comunicação como Meio de Luta; Literatura Negra: O Direito à Imaginação; Espaços de sociabilidade e resistência: as ruas, os salões e os palcos como lugares de direitos; Repressão, Vigilância e Resistência, 1930-1980; Redemocratização e Nova República: A Democracia é uma luta negra e Enfrentando a tripla opressão – O século XXI é negro, feminino e nosso.

A mostra foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalização Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, as Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, em parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, na Pinacoteca do Estado, no Memorial da Resistência e no Condephaat.

A exposição conta com a presença de obras dos fotógrafos Jesus Carlos, Mariana Ser, Monica Cardim e Tiago Alexandre, e com a participação dos artistas Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Soberana Ziza e Wagner Celestino.

Entre tantas outras vozes, Memórias do Futuro traz à tona a continuidade e a persistência do associativismo negro em suas formas de resistência ao longo dos anos. 

Esta exposição é um convite para seguirmos os fios tecidos por mulheres e homens negros em torno de suas memórias e fabulações por um futuro.

Materiais

Entrevista

Ficha técnica

Curadoria e pesquisa
Mário Augusto Medeiros da Silva

Assistência de curadoria e pesquisa
Carolina Faustini Junqueira 
Pâmela de Almeida Resende

Projeto Expográfico 
Isabel Xavier
Assistente: Alice Schmitx

Projeto gráfico e comunicação visual 
Design Gráfico e tratamento de imagens: Mariana Afonso
Desenhos: João Pinheiro

Ação educativa 
Equipe do Programa Educativo 

Produção 
Angela Gennari 
Barbara Ivo de Freitas

Montagem
Jonatas Biet
Cleiton dos Santos
Gala Art Installation

Assessoria de imprensa
Si Comunicação – Silvana Inácio

Tradução e Revisão
Editorial Estrela da Manhã – Marcelo Cipolla

Realização 
Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC) 

Arquivos e organizações parceiras:
Arquivo Edgard Leuenroth – AEL/Unicamp 
Arquivo Público do Estado de São Paulo 
Capulanas Cia de Arte Negra
Centro de Documentação e Informação Científica – CEDIC/PUC-SP 
Coalizão Negra por Direitos 
Condephaat
Museu da Cidade de São Paulo 
Museu da Imagem e do Som de São Paulo 
Ilú Obá De Min 
Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP 
Revista O Menelick 2º Ato 

Agradecimentos
Adda A. P. Ungaretti, Adriana Pereira da Paixão, Ana Barone, André Paulilo, Aza Pinho, Daniel Arroyo, Elisabete Mitiko Watanabe, Julio Marcelino, Marcelo D’Salete, Marciano Ventura, Nabor Júnior, Noemi Andreza da Penha, Oswaldo de Camargo, Patricia Freire, Patrícia Toni, Reginaldo Bispo, Ricardo Santos, Rogerio Cavalheiro, Silvana de Souza Nascimento, Taina Silva Santos, Vagner Gonçalves da Silva 

Governo do Estado de SP