Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

PL 243/2013 aprova troca de nome da rua Dr. Sérgio Fleury para rua Frei Tito

Foto em preto e branco do rosto de um homem branco, com cabelos curtos penteados para trás. Ele veste um par de óculos de armação preta retangular e olha diretamente para a câmera. Veste o que parece ser um sobretudo, sendo possível ver apenas a gola da roupa.
Crédito: acervo CNV

Foi aprovado na sessão de ontem, dia 25 de agosto, o PL 243/2013 que dá o nome de Frei Tito à atual rua Dr. Sérgio Fleury, na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste de São Paulo.

A troca de nomes significa uma grande vitória para os direitos humanos, pois impede a nomeação de vias públicas ligadas a nomes de personagens ligados à violência e à repressão de serem homenageados em monumentos ou com nomenclaturas de espaços públicos. 

Sérgio Fleury foi delegado do Deops-SP durante a ditadura civil-militar. É considerado um dos repressores mais notórios do período, além de atuar em diversas operações do esquadrão da morte nas periferias de São Paulo que resultaram em sequestros, torturas e execuções. Também é acusado de participar da prisão e tortura ao próprio Frei Tito, quando este esteve preso no Deops-SP em 1969.

O frade se tornou símbolo de luta e resistência durante o período ditatorial. Foi preso por participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Quando esteve na prisão começou a escrever sobre o martírio de ser preso político e seus escritos ganharam o mundo como importante marco da luta pelos direitos humanos e liberdade de expressão.

O Memorial da Resistência celebra essa conquista e espera que mais vítimas da ditadura civil-militar possam ser lembradas e homenageadas pelo Estado.

Frei Tito Presente!

Governo do Estado de SP