Desde 2014, o Memorial ParaTodos tem trabalhado para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diversidades físicas, sensoriais ou cognitivas, possam usufruir da instituição de maneira plena. Assim, o programa reafirma o compromisso do museu com a valorização da cidadania e a Educação em Direitos Humanos.
Visitas mediadas Para Todos
As visitas mediadas para grupos de pessoas com deficiência podem ser agendadas pelo telefone (11) 3335-5192 ou pelo e-mail acessibilidade@memorialdaresistenciasp.org.br
Espaços e exposições
- Espaços amplos, livres de obstáculos buscando facilitar a circulação das pessoas, possuem rampas, elevadores, piso podotátil, áreas de descanso, bebedouros, mesas, vãos e banheiros adequados.
- Parte do espaço e dos materiais expostos está disponível para o toque, como maquetes e pranchas táteis, materiais de apoio em braile e multissensoriais, com alto relevo e diferentes texturas.
- As imagens e textos das exposições estão na altura recomendada para pessoas cadeirantes ou com baixa estatura. Há cadeiras de rodas disponíveis no local para uso dos visitantes.
- Todos os vídeos possuem janelas de Libras, audiodescrição e legenda.
- São disponibilizadas pranchas de comunicação alternativa, materiais concretos e roteiros que privilegiam o pareamento para pessoas com deficiência intelectual.
Materiais educativos e de comunicação adaptados
Para tornar acessível e facilitada a compreensão dos eixos temáticos do Memorial, disponibilizamos materiais de apoio adaptados, como folder em braile, audioguia, folder em alto contraste e folder em comunicação alternativa, além do uso de materiais multissensoriais de apoio às visitas mediadas.
Confira os materiais disponíveis para download:
Conheça também o Projeto Resisto!, projeto audiovisual que busca conectar os eixos trabalhados no Memorial com o público infantojuvenil de forma lúdica. Em formato que faz paródia com telejornais, e com janelas de Libras, legendas e audiodescrição, o Projeto Resisto! propicia uma compreensão facilitada sobre os temas Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos. O material é principalmente pensado para apoiar profissionais da educação em sala de aula.
Acervo acessível
O acervo do Memorial se constitui principalmente com registro de memórias de repressão e resistência em vídeos, através do programa Coleta Regular de Testemunhos. Pensando em maior acesso a estes conteúdos, há materiais audiovisuais disponíveis nas exposições e em nossos canais de comunicação com audiodescrição, legenda e janela de Libras.
Ainda, o acervo iconográfico do museu conta com textos alternativos para os itens catalogados no programa Lugares da Memória. O acervo bibliográfico de referência inclui versões em braile e audiolivros, a exemplo da publicação Memorial da Resistência, 10 anos: Presente! (2018). Todos estes materiais são disponibilizados online, buscando garantir acesso aos conteúdos, fortalecendo o engajamento na luta pela cidadania plena através do conhecimento em Direitos Humanos.