Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Projeto Resisto!

Arte com fundo marrom claro, onde se vê escrito no centro em preto "Projeto Resisto! Ao redor da imagem, uma película de filme de cinema mostra uma série de cenas de um vídeo. Nessas cenas, há o que parece ser um jornal televisivo; outra cena mostra um homem vestido na Grécia Antiga; outra cena mostra uma educadora do Memorial.

Com vocês, o Projeto Resisto!

Buscando incentivar o exercício do direito de acesso à cultura e estimular o desenvolvimento cultural do indivíduo, o Memorial da Resistência de São Paulo lança uma série de vídeos elaborados através de eixos temáticos que se baseiam nos conteúdos abordados pelas suas exposições.

Inicialmente pensados como alternativa virtual para a aproximação do público infantojuvenil com o espaço do Memorial, com a retomada progressiva das ações presenciais, a série se consolida como material educativo disparador a ser utilizado tanto por professores em sala de aula como em atividades virtuais pelo público em geral.

O Projeto Resisto! conta com quatro vídeos em formato de telejornal que buscam levantar questões de forma lúdica e abrangente sobre Resistência, Repressão, Direitos Humanos e Patrimônio. Todos possuem versões acessíveis com janela de Libras, legendas em português, inglês e espanhol e audiodescrição, bem como um material de apoio com questões para debate e um roteiro de pesquisa do Acervo de Testemunhos e Lugares de Memória disponibilizados ao público pelo repositório digital.

Confira abaixo os vídeos e os materiais de apoio, lançados semanalmente.

Eixo Repressão

Eixo Resistência

Eixo Direitos Humanos

Eixo Patrimônio

Recursos de Acessibilidade

Os roteiros de pesquisa do projeto Resisto! foram criados pela Ação Educativa do Memorial da Resistência para auxiliar na pesquisa aos acervos do Programa Coleta Regular de Testemunhos e do Programa Lugares da Memória. Ambos estão presentes no Repositório Digital.

Clique aqui para conferir uma série de 15 versões resumidas de testemunhos pertencentes ao Programa Coleta Regular de Testemunhos, disponibilizados com janelas de libras e legendas em português.

Ao público do Memorial é também oferecido recursos de acessibilidade no site, como textos alternativos com descrição das imagens, promovendo o acesso para pessoas com deficiência visual ao Programa Lugares da Memória

Governo do Estado de SP