O Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania tem como objetivo promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências e o embasamento reflexivo para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH).
Sua realização, desde de 2012, representa mais uma iniciativa do Memorial da Resistência no intuito de ampliar e aprofundar as ações vinculadas à educação na base dos Direitos Humanos, uma vez que acreditamos que essa formação específica não representa uma responsabilidade exclusiva das escolas e universidades, mas também se insere de forma muito expressiva nos espaços de educação não formal como as instituições museológicas.
E, sendo o Memorial da Resistência um lugar de memória cujo próprio prédio historicamente testemunhou várias arbitrariedades praticadas contra os Direitos Humanos, a proposição de um curso dessa natureza é ainda mais significativa no nosso espaço.
Baixe as publicações das edições anteriores:
Informações sobre o curso durante a pandemia
Desde 2020, as edições do curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos acontecem no formato virtual. Conscientes de que este formato apresenta grandes desafios e adaptações, e pode implicar na restrição da participação de algumas pessoas por requerer acesso à internet, também identificamos uma oportunidade de alargar a diversidade do debate por facilitar a participação de interessados de diferentes regiões. Além disso, consideramos que, no atual contexto a educação em direitos humanos, se torna ainda mais relevante tendo em vista a reconstrução de uma sociedade humanizada.
A proposta deste curso é fundamentada em uma prospectiva multiplicadora que parte da premissa de que a EDH e seus agentes se comprometem com a mudança social, em percepções, atitudes e relações, implicando em uma perspectiva interdisciplinar e multidimensional entre Direitos Humanos, conhecimento e realidade. Portanto, enfatiza aspectos práticos e atuais da responsabilidade central dos educadores nesse processo.
Sendo assim, o programa foi adaptado para estruturar os eixos orientadores, que constituem a chamada formação docente em Direitos Humanos:
Saber curricular e pedagógico : Disponibilização de vídeo aula e debates online ministrados por especialistas convidados;
Saber experiencial : Grupos temáticos de reflexão, discussão e troca de experiências online.
Por meio de plataforma virtual, que pode ser utilizada em um computador ou smartphone conectado à internet, o participante poderá assistir às vídeo-aulas, que serão disponibilizadas semanalmente e ter acesso aos debates e grupos de discussões que acontecerão online.
Para dúvidas sobre o curso, mande um e-mail para educativo@memorialdaresistenciasp.org.br.
Instituições parceiras
Programa Nacional de Apoio à Cultura