Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Curso de Educação em Direitos Humanos

Foto de pessoas sentadas em cadeiras dispostas em um círculo em um espaço expositivo com quadros coloridos. Todos olham para uma mulher de óculos que está falando.

O Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania tem como objetivo promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências e o embasamento reflexivo para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH). 

Sua realização, desde de 2012, representa mais uma iniciativa do Memorial da Resistência no intuito de ampliar e aprofundar as ações vinculadas à educação na base dos Direitos Humanos, uma vez que acreditamos que essa formação específica não representa uma responsabilidade exclusiva das escolas e universidades, mas também se insere de forma muito expressiva nos espaços de educação não formal como as instituições museológicas.

E, sendo o Memorial da Resistência um lugar de memória cujo próprio prédio historicamente testemunhou várias arbitrariedades praticadas contra os Direitos Humanos, a proposição de um curso dessa natureza é ainda mais significativa no nosso espaço.

Baixe as publicações das edições anteriores:

Informações sobre o curso durante a pandemia

Desde 2020, as edições do curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos acontecem no formato virtual. Conscientes de que este formato apresenta grandes desafios e adaptações, e pode implicar na restrição da participação de algumas pessoas por requerer acesso à internet, também identificamos uma oportunidade de alargar a diversidade do debate por facilitar a participação de interessados de diferentes regiões. Além disso, consideramos que, no atual contexto a educação em direitos humanos, se torna ainda mais relevante tendo em vista a reconstrução de uma sociedade humanizada.

A proposta deste curso é fundamentada em uma prospectiva multiplicadora que parte da premissa de que a EDH e seus agentes se comprometem com a mudança social, em percepções, atitudes e relações, implicando em uma perspectiva interdisciplinar e multidimensional entre Direitos Humanos, conhecimento e realidade. Portanto, enfatiza aspectos práticos e atuais da responsabilidade central dos educadores nesse processo.

Sendo assim, o programa foi adaptado para estruturar os eixos orientadores, que constituem a chamada formação docente em Direitos Humanos:
Saber curricular e pedagógico : Disponibilização de vídeo aula e debates online ministrados por especialistas convidados;
Saber experiencial : Grupos temáticos de reflexão, discussão e troca de experiências online.

Por meio de plataforma virtual, que pode ser utilizada em um computador ou smartphone conectado à internet, o participante poderá assistir às vídeo-aulas, que serão disponibilizadas semanalmente e ter acesso aos debates e grupos de discussões que acontecerão online.

Para dúvidas sobre o curso, mande um e-mail para educativo@memorialdaresistenciasp.org.br.

Instituições parceiras

Programa Nacional de Apoio à Cultura

Governo do Estado de SP