Encontro online com educadores e profissionais de turismo | Semana de Museus
Plataforma TeamsApresentação das potencialidades pedagógicas e turísticas do acervo enquanto lugar de memória e de disputa de poder.
Apresentação das potencialidades pedagógicas e turísticas do acervo enquanto lugar de memória e de disputa de poder.
Mesa virtual discutirá as atuais manifestações políticas em Belarus, as graves violações aos direitos humanos e ações de resistência em apoio à presas políticas.
Encontros em formato híbrido, no Memorial da Resistência e com transmissão ao vivo nos canais do Facebook e Youtube. Saiba mais!
A oficina apresenta desde o planejamento até a execução do projeto, abordando também a metodologia empregada para a realização do material de apoio para professores e para o roteiro de pesquisa, que cruza acervos e referências para ampliar as potências da educação em Direitos Humanos.
Junto com os educadores, o público será desafiado a jogar uma brincadeira abordando temáticas do Memorial da Resistência, seu espaço expositivo e demais conteúdos relacionados com a memória da Ditadura Civil-Militar.
Exposição apresenta um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no Estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje. Curadoria: Mário Medeiros.
Bate papo sobre as potencialidades documentais do arquivo institucional do Memorial da Resistência, parte da 6ª Semana Nacional de Arquivos.
O Memorial da Resistência busca refletir com educadores do ensino formal e não formal a Educação em Direitos Humanos em museus. Dulce Muniz, que esteve presa nas dependências do DEOPS/SP, compartilhará sua experiência de vida e luta política com o grupo.
Lançamentos dos dois primeiros volumes da série Caderno de Experiências: Educar, contar e brincar para resistir: a ditadura militar e o direito da criança à memória e à verdade e Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos: Memória e Cidadania. Inscrições a partir de 13 de junho.
Os jovens resistem: Caras Pintadas, Movimento Passe Livre e Movimento de Ocupação das Escolas
As Tardes de Memórias fazem parte das ações realizadas pelos educadores do Memorial, e tem como objetivo propor jogos lúdico-pedagógicos que exploram, de forma lúdica e descontraída, temas centrais abordados no Memorial, como resistência, controle e repressão.
O curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania tem o objetivo de promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências, e o embasamento reflexivo para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH).
A instalação cênica, Jango Jezebel se propõe a contar a história através do olhar das travestis durante a Ditadura Civil-militar (1964-1985). Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de agosto.
Visita mediada ao prédio do Memorial da Resistência de São Paulo, antiga sede do DEOPS/SP. Atividade gratuita. Confira a programação completa.
O mundo da pós-verdade, das fake news e do negacionismo. Encontros em formato híbrido, no Memorial da Resistência e com transmissão ao vivo nos canais do Facebook e Youtube. Saiba mais!
A Oficina do Projeto Resisto tem como objetivo apresentar desde o planejamento até a execução dos conteúdos audiovisuais, abordando ainda as potencialidades dos materiais de apoio e dos roteiros de pesquisa produzidos.