Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Minicurso com Educadores: Encontro com o Grupo Contrafilé  

O Minicurso com Educadores promovido pelo Núcleo Educativo do Memorial tem como objetivo apresentar ao público uma introdução à Educação em Direitos Humanos. No primeiro encontro, o Grupo Contrafilé propõe uma aula-performance para refletir sobre a compreensão e abordagem de temas e situações complexos e conflitivos de nossa história social e política e, como resultado, pensar em estratégias artístico-educativas para o trabalho com testemunhos. 

Roda de conversa: A Violência Contra as Mulheres no Legislativo 

Com a participação de militantes que vivenciaram o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) nos anos 1970 e 1980, a roda de conversa vai abordar as múltiplas lutas das mulheres na política, abrangendo sua participação vital no legislativo e no processo da última Constituinte brasileira, nos anos 1980, fundamental para a redemocratização brasileira. Serão discutidas as barreiras enfrentadas, desde o desafio de ingressar nesses espaços predominantemente masculinos até as violências específicas sofridas.  

Ditadura militar: passado e presente 

Como parte da programação pública vinculada à exposição Ocupações Memorial: Resistências na PUC-SP, o encontro abordará a atuação da Comissão da Verdade “Reitora Nadir Gouvêa Kfouri”, e o papel de alguns participantes no processo que conduziu ao golpe civil-militar em 1964, destacando especialmente a imprensa, a opinião pública e os militares.

Aula aberta: Promotoras Legais Populares visitam a exposição Mulheres em Luta!  

O Memorial da Resistência recebe visita das integrantes da 28° Turma de Promotoras Legais Populares, em aula aberta para o público. O projeto das Promotoras Legais Populares, presente na exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política, consiste em um curso de formação de mulheres para a ampliação e fortalecimento do conhecimento de seus direitos. 

Tarde de Memórias: Memórias estampadas – transferências de imagens em tecido

O Núcleo de Ação Educativa do Memorial promove a oficina Memórias estampadas: transferência de imagens em tecido, quando serão utilizadas imagens da exposição temporária Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política composta por acervo documental diverso, com fotografias, ilustrações, panfletos, cartas etc.

Governo do Estado de SP