Sábados Resistentes
Memorial da Resistência de São PauloOs jovens resistem: Caras Pintadas, Movimento Passe Livre e Movimento de Ocupação das Escolas
Os jovens resistem: Caras Pintadas, Movimento Passe Livre e Movimento de Ocupação das Escolas
As Tardes de Memórias fazem parte das ações realizadas pelos educadores do Memorial, e tem como objetivo propor jogos lúdico-pedagógicos que exploram, de forma lúdica e descontraída, temas centrais abordados no Memorial, como resistência, controle e repressão.
O curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania tem o objetivo de promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências, e o embasamento reflexivo para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH).
A instalação cênica, Jango Jezebel se propõe a contar a história através do olhar das travestis durante a Ditadura Civil-militar (1964-1985). Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de agosto.
Visita mediada ao prédio do Memorial da Resistência de São Paulo, antiga sede do DEOPS/SP. Atividade gratuita. Confira a programação completa.
O mundo da pós-verdade, das fake news e do negacionismo. Encontros em formato híbrido, no Memorial da Resistência e com transmissão ao vivo nos canais do Facebook e Youtube. Saiba mais!
A Oficina do Projeto Resisto tem como objetivo apresentar desde o planejamento até a execução dos conteúdos audiovisuais, abordando ainda as potencialidades dos materiais de apoio e dos roteiros de pesquisa produzidos.
Diálogo entre os acervos do Memorial da Resistência, no Brasil, e o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, em Portugal e a luta permanente em prol da verdade, da democracia e da justiça.
O próximo Sábado Resistente terá como tema Entendendo o sistema eleitoral no Brasil. O ciclo de 2022 se volta ao eixo "A construção da Cidadania no Brasil", refletindo sobre a historicidade do processo de construção da cidadania do povo brasileiro, marcado por processos de resistências e repressão política.
Evento é parte da 16ª Primavera de Museus, e debate identidade nacional e diversidade na Ditadura Civil-Militar e como essa reflexão tem potencial turístico e pedagógico em lugares de memória.
A Oficina Projeto Resisto! apresenta aos educadores da educação formal e não formal um panorama do planejamento a execução do Projeto Resisto!, série de vídeos educativos desenvolvidos pelo Memorial da Resistência para o público infantojuvenil. Inscreva-se aqui.
Com articulação da professora e escritora Amara Moira, e da educadora e designer Laura Daviña, a oficina tem como foco a elaboração de textos em diversos formatos que reflitam sobre experiências de gênero na Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e na atualidade,
Memorial recebe duas atividades da programação organizada por movimentos sociais, entidades e organizações de Direitos Humanos.
A atividade é mediada pela Ação Educativa do museu, e explorando temas como repressão, resistência política e direitos humanos.
O próximo encontro debate o tema "Eu votei! E agora? Promoção, Controle e Monitoramento da Cidadania".
Inscrições a partir de 11 de outubro. Atividade apresenta planejamento e execução dos conteúdos audiovisuais infantojuvenis produzidos para a série Projeto Resisto!