Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Lembrar é Resistir: lugares de memória e ditadura – Visita mediada “A memória preservada nas celas do Deops/SP”

Serão realizadas visitas mediada às antigas celas do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), exposição permanente do museu, como parte da programação Lembrar é Resistir: Lugares de memória e Ditadura. Na programação, lugares de memória farão diferentes atividades simultâneas vinculadas às memórias da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Minicurso com Educadores: Encontro com o Grupo Contrafilé  

O Minicurso com Educadores promovido pelo Núcleo Educativo do Memorial tem como objetivo apresentar ao público uma introdução à Educação em Direitos Humanos. No primeiro encontro, o Grupo Contrafilé propõe uma aula-performance para refletir sobre a compreensão e abordagem de temas e situações complexos e conflitivos de nossa história social e política e, como resultado, pensar em estratégias artístico-educativas para o trabalho com testemunhos. 

Ativação da Escola de Testemunhos com convidada 

Como parte da programação paralela da exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política, o coletivo de artistas Grupo Contrafilé realiza no espaço expositivo uma ativação do dispositivo artístico-educativo Escola de Testemunhos. O encontro conta com o testemunho de uma mulher de luta, e convida os participantes a tomar notas em placas de lousa, participando assim de um registro coletivo das potências ensinadoras das aulas.

Sarau da Resistência: Núcleo Macabéa 

Atores e músicos da Núcleo Macabéa apresentam no espaço do Memorial da Resistência, no antigo espaço carcerário do Deops/SP, o Sarau da Resistência. Com música e leitura de poemas, serão homenageadas pessoas que resistiram ao período e que marcaram a luta em favor da democracia brasileira.

Roda de conversa: A Violência Contra as Mulheres no Legislativo 

Com a participação de militantes que vivenciaram o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) nos anos 1970 e 1980, a roda de conversa vai abordar as múltiplas lutas das mulheres na política, abrangendo sua participação vital no legislativo e no processo da última Constituinte brasileira, nos anos 1980, fundamental para a redemocratização brasileira. Serão discutidas as barreiras enfrentadas, desde o desafio de ingressar nesses espaços predominantemente masculinos até as violências específicas sofridas.  

Ditadura militar: passado e presente 

Como parte da programação pública vinculada à exposição Ocupações Memorial: Resistências na PUC-SP, o encontro abordará a atuação da Comissão da Verdade “Reitora Nadir Gouvêa Kfouri”, e o papel de alguns participantes no processo que conduziu ao golpe civil-militar em 1964, destacando especialmente a imprensa, a opinião pública e os militares.

Tarde de Memórias: Memórias estampadas – transferências de imagens em tecido

O Núcleo de Ação Educativa do Memorial promove a oficina Memórias estampadas: transferência de imagens em tecido, quando serão utilizadas imagens da exposição temporária Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política composta por acervo documental diverso, com fotografias, ilustrações, panfletos, cartas etc.

Roda de conversa: Exílios e migrações

A Roda de Conversa com a educadora Marilena Nakano e a artista Divina Valéria abordará suas experiências de vida em exílio a partir do contexto ditatorial. Nesse encontro as participantes conversam sobre os motivos que as levaram a deixar o país e quais as possibilidades e dificuldades de viver no exterior, abordando ainda aspectos da migração e suas continuidades no presente.

Sábado Resistente: Anatomia dos Golpes na história do Brasil

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política promovem mais um Sábado Resistente, onde serão abordados os golpes que assolaram a história republicana do país, principalmente o golpe de 1964 e a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.

Sábado Resistente: Anatomia dos Golpes na história do Brasil

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política promovem mais um Sábado Resistente, onde serão abordados os golpes que assolaram a história republicana do país, principalmente o golpe de 1964 e a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.

Travesteca – um acervo-corpo de memórias trans, travestis e interseccionais

A oficina apresenta como a Travesteca foi idealizada e discute, a partir das obras que ela reúne, e da trajetória de sua idealizadora, a construção social destes corpos, pensados a partir de um olhar interseccional, em diálogo com obras sobre o feminismo negro e sobre outros corpos dissidentes. 

Governo do Estado de SP