Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Sarau da Resistência: Núcleo Macabéa 

Atores e músicos da Núcleo Macabéa apresentam no espaço do Memorial da Resistência, no antigo espaço carcerário do Deops/SP, o Sarau da Resistência. Com música e leitura de poemas, serão homenageadas pessoas que resistiram ao período e que marcaram a luta em favor da democracia brasileira.

Roda de conversa: A Violência Contra as Mulheres no Legislativo 

Com a participação de militantes que vivenciaram o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) nos anos 1970 e 1980, a roda de conversa vai abordar as múltiplas lutas das mulheres na política, abrangendo sua participação vital no legislativo e no processo da última Constituinte brasileira, nos anos 1980, fundamental para a redemocratização brasileira. Serão discutidas as barreiras enfrentadas, desde o desafio de ingressar nesses espaços predominantemente masculinos até as violências específicas sofridas.  

Ditadura militar: passado e presente 

Como parte da programação pública vinculada à exposição Ocupações Memorial: Resistências na PUC-SP, o encontro abordará a atuação da Comissão da Verdade “Reitora Nadir Gouvêa Kfouri”, e o papel de alguns participantes no processo que conduziu ao golpe civil-militar em 1964, destacando especialmente a imprensa, a opinião pública e os militares.

Tarde de Memórias: Memórias estampadas – transferências de imagens em tecido

O Núcleo de Ação Educativa do Memorial promove a oficina Memórias estampadas: transferência de imagens em tecido, quando serão utilizadas imagens da exposição temporária Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política composta por acervo documental diverso, com fotografias, ilustrações, panfletos, cartas etc.

Roda de conversa: Exílios e migrações

A Roda de Conversa com a educadora Marilena Nakano e a artista Divina Valéria abordará suas experiências de vida em exílio a partir do contexto ditatorial. Nesse encontro as participantes conversam sobre os motivos que as levaram a deixar o país e quais as possibilidades e dificuldades de viver no exterior, abordando ainda aspectos da migração e suas continuidades no presente.

Sábado Resistente: Anatomia dos Golpes na história do Brasil

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política promovem mais um Sábado Resistente, onde serão abordados os golpes que assolaram a história republicana do país, principalmente o golpe de 1964 e a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.

Sábado Resistente: Anatomia dos Golpes na história do Brasil

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política promovem mais um Sábado Resistente, onde serão abordados os golpes que assolaram a história republicana do país, principalmente o golpe de 1964 e a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.

Travesteca – um acervo-corpo de memórias trans, travestis e interseccionais

A oficina apresenta como a Travesteca foi idealizada e discute, a partir das obras que ela reúne, e da trajetória de sua idealizadora, a construção social destes corpos, pensados a partir de um olhar interseccional, em diálogo com obras sobre o feminismo negro e sobre outros corpos dissidentes. 

Curso com Instituto Bixiga: ANATOMIA DO GOLPE

Desenvolvido pelo Instituto Bixiga, o curso busca expor e discutir criticamente a plataforma social, econômica e cultural e as principais “reformas” antipopulares impostas ao longo do período da Ditadura Militar no Brasil.

Semana de Museus – Espetáculo “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo”

O Memorial da Resistência recebe a peça teatral Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo, em apresentação única e gratuita da Cia. Andarilhas. O espetáculo apresenta histórias de Heleny Guariba e Inês Etienne Romeu, militantes políticas com histórias muito significativas no período da Ditadura Civil-Militar (1964–1985).

Oficina com Neon Cunha: Imagética do (in)visível

Quais imagens compõem o nosso imaginário sobre a história recente brasileira? Quais experiências encontram-se registradas por estas imagens? E quais as lógicas de invisibilização perpetuamos quando não buscamos outras representações? Na oficina Imagética do (in)visível, realizada em parceria com o Acervo Bajubá, Neon Cunha questionará algumas lógicas de invisibilização de experiências de gênero e racializadas, a partir da apresentação de materiais do seu acervo pessoal.

Tarde de Memórias

As Tardes de Memórias propõem, a cada encontro, jogos lúdico-pedagógicos aos visitantes, mediados pela Ação Educativa do museu, para explorar de forma lúdica e descontraída temas centrais do Memorial: Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.

Lançamento do livro “60 anos esta noite: A ditadura militar no Brasil”

O Memorial da Resistência recebe o lançamento do livro 60 anos esta noite: A ditadura militar no Brasil, com organização da historiadora Maria Aparecida de Aquino. Reunindo textos de 25 autores, a publicação oferece uma ampla análise sobre o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Governo do Estado de SP